None

BOLA MUNDI

Pra colocar fim à abstinência

Bola já volta a rolar por alguns dos principais campeonatos europeus: inglês, francês e português

postado em 09/08/2018 11:10

Divulgação/Liverpool

Exatos 26 dias após a final da Copa do Mundo, os apaixonados pelo futebol internacional podem comemorar o fim da “abstinência”. A partir de amanhã, a bola já volta a rolar por alguns dos principais campeonatos europeus: inglês, francês e português. Tudo bem que as Supercopas já aliviaram um pouco a barra dos mais fanáticos (o City venceu o Chelsea na Inglaterra, o PSG goleou o Monaco na França, e o Porto superou o Deportivo Aves em Portugal), mas é agora que a coisa fica séria.

Entre os torneios que dão pontapé inicial na temporada, não há como negar que o foco esteja na Premier League. E motivos não faltam: craques de diversas nacionalidades, estádios lotados, transferências milionárias, técnicos ‘marrentos’...  E, como pano de fundo, a luta de Chelsea, Liverpool, United e Tottenham para tentar destronar o Manchester City, de Guardiola.

O primeiro a entrar em ação será o United, do técnico José Mourinho, que pega o Leicester. O português já reclamou da falta de reforços (a janela de contratações na Inglaterra fecha hoje). Até aqui, chegaram o volante brasileiro Fred, o zagueiro lusitano Dalot e o goleiro Lee Grant. Muito pouco para sonhar. E o time ainda pode perder Pogba...

O Chelsea, sob nova direção (o italiano Maurizio Sarri), quer mostrar que pode apagar o vexame da temporada passada. O Liverpool, vice-campeão da Liga dos Campeões, aposta no tripé Salah/Firmino/Mané para se dar bem em seus domínios. Mas o City parece chegar ainda mais forte, mesmo que tenha uma pedreira logo de cara, ao visitar o Arsenal.

A briga promete ser boa até na parte intermediária da classificação. O Everton, que contratou Richarlison e negociava com Bernard, promete fazer estragos. Mas até equipes menos cotadas fizeram contratações de peso. O West Ham desembolsou 38 milhões de euros para trazer o brasileiro Felipe Anderson, o Fulham gastou 30 milhões no marfinense Seri e o Southampton bancou 25 milhões no zagueiro norueguês Vestergaard. Que o espetáculo comece!

Real azarão?
Na próxima quarta-feira, o Real Madrid tentará erguer seu primeiro troféu “pós-CR7”. Ainda em reformulação, sob risco de perder Modric e com elenco repleto de jovens – entre eles Vinícius Júnior –, encara o Atlético de Madrid pela Supercopa da Uefa, duelo entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Por ter mantido sua equipe, incluindo o francês Griezmann, o Atlético pode ser apontado como favorito para o duelo em Tallin, na Estônia. Mas se Bale assumir o protagonismo que muitos esperam dele, a história pode até ser diferente.

Com moral
Recém-chegado ao Barcelona, o volante Arthur, ex-Grêmio, parece ter conquistado rapidamente a confiança do técnico Ernesto Valverde. Tanto que deve ser titular da equipe na primeira decisão da temporada, a Supercopa da Espanha, diante do Sevilla, domingo, em Tanger, no Marrocos. Mas o brasuca terá que suar muito para seguir no time durante a temporada. Afinal, Arturo Vidal, contratado a peso de ouro, vem com status de titular. Como o chileno ainda precisa treinar com o grupo, Arthur deve seguir no time também para o duelo com o Boca Juniors, na quarta-feira, pelo Troféu Joan Gamper.

Meninas no sufoco
A Seleção Brasileira feminina Sub-20 segue viva no Mundial da categoria. Após perder de virada para o México (3 a 2), na estreia, o empate em 1 a 1 com a Inglaterra quase decretou a eliminação precoce. Entretanto, a vitória da Coreia do Norte sobre as mexicanas manteve as brasucas na luta por vaga à próxima fase. Agora, na última rodada do Grupo B, domingo, terão de vencer as coreanas e torcer por vitória inglesa. Pelo baixo investimento feito no futebol feminino do país, seja qual for o resultado em campo, as garotas já merecem aplausos.

Agora vai?
Nesta semana, o holandês Clarence Seedorf, de 42 anos, que havia atuado como comentarista esportivo durante a Copa do Mundo, foi anunciado como novo técnico da Seleção de Camarões. Como auxiliar, ele terá o compatriota Patrick Kluivert. Resta saber se o trabalho do ex-craque da Laranja Mecânica dará resultado. Até aqui, suas experiências como treinador não foram muito animadoras. Em 2014, pelo Milan, em 22 jogos, obteve 50% de aproveitamento. Em 2016, pelo modesto Shenzhen, da Segunda Divisão chinesa, em 14 partidas somou 28,57% dos pontos. Nesta temporada, contratado às pressas pelo La Coruña, não conseguiu livrar o time do rebaixamento, ostentando pífio aproveitamento de 12.5%


De olho
Hudson-Odoi

Descendente de ganeses, o meia-atacante Hudson-Odoi, de apenas 17 anos, começou na base do Chelsea aos sete. Com talento acima da média, sempre foi queimando etapas, atuando com garotos bem mais velhos. Após optar por defender o English Team a partir do Sub-16, foi campeão mundial Sub-17 no ano passado. Com moral, estreou entre os profissionais do Chelsea em dezembro e teve algumas poucas oportunidades no início de 2018. Agora, pode até surpreender e cavar um lugar no time titular.

Tags: internacionalfut futinternacional