None

BOLA MUNDI

É cedo para desistir de Neymar

Em primeiro lugar, temos que entender que Neymar ainda busca seu melhor condicionamento físico

postado em 20/09/2018 12:56

AFP / Paul ELLIS
Após a primeira rodada da Liga dos Campeões, o mundo do futebol parece já ter desabado sobre a cabeça de Neymar (foto) em função da derrota de 3 a 2 do Paris Saint-Germain para o Liverpool. Não foram poucos os jornais e ex-jogadores que criticaram a atuação apagada do brasileiro, que teria sido “uma sombra de si mesmo”. Mas porque Neymar ainda não tem o brilho esperado? A ‘culpa’ é só dele? Os franceses já podem ‘jogar a toalha’? Melhor não se precipitar.

Apesar da assistência para o gol de Mbappé – que então decretara o empate em 2 a 2 –, Neymar foi criticado pela falta de inspiração e pouca velocidade em campo. Não demorou a aparecer o mantra de que estaria entediado e desmotivado em Paris. Digamos que se trata de meia verdade...

Em primeiro lugar, temos que entender que Neymar ainda busca seu melhor condicionamento físico. É preciso lembrar que ele disputou a Copa da Rússia longe de suas melhores condições em função do período que ficou parado para se recuperar de cirurgia no pé esquerdo. Em segundo lugar, ainda busca seu espaço no esquema do técnico Thomas Tuchel. Após quatro partidas atuando mais como armador, contra o Liverpool começou aberto pela esquerda – onde, na maioria das vezes, não conseguiu se livrar da marcação – e só no segundo tempo voltou a atuar mais centralizado.

Mesmo que Neymar ostente números excelentes na Ligue 1 (23 gols em 24 partidas), o PSG desembolsou 222 milhões de euros (cerca de R$ de 820 milhões na época) em sua transferência com o objetivo de que ele fizesse a diferença na Champions, o que ainda não aconteceu. Capacidade técnica para isso acredito que ele tem. Mas só o tempo dirá se será capaz de carregar o time, principalmente em função das limitações defensivas da equipe. O trio com Mbappé e Cavani pode até fazer chover lá na frente, mas se o time não encontrar o tal equilíbrio, a orelhuda continuará sendo um sonho impossível.

Aí, as cartas já estariam traçadas. A solução seria retornar à LaLiga como substituto de Cristiano Ronaldo no Real Madrid para mostrar que, em um time de melhor nível, sua estrela voltará a brilhar. Você apostaria suas fichas?

Asas pra todo lado

Após as emoções da Champions, hoje é dia da primeira rodada da Liga Europa. O Chelsea é o favorito ao título, mas pode encontrar adversários à altura, como Arsenal, Olympique, Sevilla e Milan (mais pela força da tradição). Entretanto, entre as 24 partidas de hoje, a que chama mais atenção é o choque entre os co-irmãos RB Leipzig e RB Salzburg. Crias do mesmo patrocinador – empresa fabricante de energéticos –, terão que mostrar que dentro de campo não há camaradagem. Quem voará mais alto?

Apagar a decepção

Ainda inconformado com a expulsão diante do Valencia, pela Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo pode apagar as mágoas já no domingo, pelo Campeonato Italiano. E adversário ‘melhor’ não poderia haver: o fraco Frosinone, que só não é o lanterna da competição porque o Chievo Verona começou a disputa penalizado com menos cinco pontos. Quem também tentará sacudir a poeira é a Roma, que, além de ter vencido só uma vez em cinco rodadas, foi goleada pelo Real Madrid no torneio continental. Que fase!

Favoritos dançaram

A surpresa também deu as caras nas quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia. Nenhuma das equipes apontadas como favoritas ao título conseguiu avançar. O destaque maior fica por conta do Al Saad, do Catar, comandado em campo pelo espanhol Xavi. Os outros classificados às semifinais são o Persépolis, do Irã, o Suwon, da Coreia do Sul, e o Kashima, do Japão, que eliminou o Tianjin Quanjian, de Pato e cia. A equipe nipônica, por sinal, conta com dois brasucas: o volante Leo Silva (ex-Ipatinga, Cruzeiro e Botafogo) e o meia Serginho, revelado pelo Santos, que deixou o América recentemente.

Seguir o padrão

Únicas equipes com 100% de aproveitamento na Premier League, Chelsea e Liverpool têm tudo para manter o padrão nesta sexta rodada. Enquanto no sábado o Liverpool recebe o Southampton (13º, com 5 pontos), no domingo os Blues visitam o West Ham (16º, com 3). Já o vice-líder Manchester City, surpreendido pelo Lyon em sua estreia na Liga dos Campeões, terá que mostrar que crise não é uma palavra presente em seu vocabulário. O Cardiff (17º, com 2) é quem pode pagar o pato.


De olho

Jadon Sancho
O atacante inglês Jadon Sancho, de 18 anos, é uma joia ainda a ser lapidada. Com 7 anos, ele começou a jogar na base do Wattford, onde permaneceu até os 15. Com muito destaque, foi contratado pelo Manchester City. Chegou até a ser testado em algumas partidas no time principal, mas a falta de oportunidades com o técnico Guardiola o fez mudar de rumos. Após ser vice-campeão europeu (eleito o melhor do torneio) e campeão mundial Sub-17 no ano passado, se transferiu para o Borussia Dortmund. Com moral, recebeu a 7, que pertencera a Dembelé, e assinou por cinco temporadas. Comparado com Leroy Sané e até a Neymar, espera primeira chance na seleção principal.

Tags: Neymar nacional seriea selefut