None

BOLA MUNDI

A vez das zebras

Não duvido que a especulada transferência de Neymar para Madri agora aconteça. Só não sei se conseguirá escapar da imagem de 'fracasso'

postado em 07/03/2019 09:08 / atualizado em 07/03/2019 09:18

<i>(Foto: AFP / FRANCK FIFE )</i>

O atual bicampeão Real Madrid eliminado pelo Ajax com direito a passeio dentro de casa; o Paris Saint-Germain, sem os contundidos Neymar e Cavani, batido pelo Manchester United com gol nos acréscimos; a Roma eliminada pelo Porto na prorrogação. Os caminhos da Liga dos Campeões da Europa podem estar se abrindo para Manchester City e Barcelona. Só resta saber se farão a parte deles na semana que vem...

Até aqui, os favoritos foram só decepção. E as eliminações devem provocar um efeito cascata, com mudanças que prometem ser radicais em ambas equipes. E sobrando para os brasileiros. O principal deles, Neymar, claro. Após duas temporadas passando em branco no âmbito europeu – e sem sua maior estrela nos momentos decisivos –, a paciência dos xeiques que bancam o clube se esgotará. Não duvido que a especulada transferência de Neymar para Madri agora aconteça. Só não sei se conseguirá escapar da imagem de 'fracasso'.

Por motivos bem diferentes, outro craque, Cristiano Ronaldo, também pode dar adeus precoce à Liga dos Campeões. Afinal, a Juventus foi derrotada por 2 a 0 pelo Atlético de Madrid na ida. Se o gajo conseguir liderar a equipe a uma classificação heroica, volta a ter status de favorito. Do contrário, só o sucesso local também será considerado café pequeno para tamanho investimento.

Assim, o foco se voltaria novamente para Lionel Messi. Mas, mesmo com ele, o Barcelona, sob o comando de Ernesto Valverde, não tem apresentado futebol convincente. O empate por 0 a 0 com o apenas esforçado Lyon deu mostras disso. Ainda assim, acredito em classificação. O Manchester City, de Guardiola, também passou por dificuldades contra o Schalke, na ida, porém, pode se impor na partida de volta. Seriam os últimos favoritos.

Apesar do peso das camisas, não coloco tanta fé em Bayern e Liverpool desta vez. As zebras vão continuar surpreendendo? Parece que sim. As bolsas de apostas que se preparem...

Última chance
Fora da disputa do título em suas ligas nacionais, Chelsea e Arsenal (Inglaterra), Napoli e Internazionale (Itália) entram em campo amanhã, na abertura das oitavas de final da Liga Europa, apostando todas suas fichas na competição. Somente o título serviria para salvar o ano e, talvez, a cabeça dos seus treinadores. O mais ameaçado, claro, é Sarri, do Chelsea, que encara o Dinamo. A Inter, de Spaletti, enfrenta o Eintracht Frankfurt; o Arsenal, de Unai Emery, mede forças com o Rennes; e o Napoli, do veterano Ancelotti, encara o Red Bul Salzburg.

Na pressão
Empatados na liderança da Bundelisga com 54 pontos, Borussia Dortmund e Bayern de Munique travarão duelo psicológico nas próximas três rodadas – antes do confronto entre eles, marcado para 6 de abril. O Borussia entra em campo primeiro, no sábado, para encarar o Stuttgart, que luta contra o rebaixamento. No domingo, o Bayern encara adversário teoricamente mais perigoso, o Wolfsburg (7o, com 39 pontos). A equipe de Dortmund leva vantagem no saldo de gols (31 a 29). Curiosamente, o Bayern tem mais vitórias que o rival (17 a 16). E o fator 'Champions' ainda pode acabar pesando nesta disputa interna.

Brilho asiático
Os brasileiros se destacaram na primeira rodada da Liga dos Campeões da Ásia, encerrada ontem. Dos 38 gols – em 16 jogos, média de 2,37 –, oito foram de brasucas. Maior destaque foi para jogadores que defenderam a Seleção, como Paulinho, Hulk e Anderson Talisca, mas também houve espaço para menos famosos, como Serginho (ex-Santos e América), Fábio Lima, Cesinha, Edgar e Diogo. A segunda rodada, que começa segunda-feira, terá como uma de suas atrações o duelo entre Shandong Luneng (China) e Kashima Antlers (Japão).

De olho: João Félix

<i>(Foto: Patrícia de Melo/AFP)</i>


Com apenas 19 anos, o atacante João Félix (foto) é mais uma das promessas do futebol lusitano. Rápido e habilidoso, já se destacava na base do Porto, onde ficou sete anos (2008 a 2015). Entretanto, sua fragilidade física preocupava... Após breve passagem pelo Padroenese, foi para o Benfica e lá deslanchou. Estreou pelo time B com menos de 17 anos. Em julho do ano passado, subiu para o time principal. Na Seleção Portuguesa desde o Sub-18, já defende a Sub-21. Tem contrato com o Benfica até junho de 2023, mas já é cogitado por gigantes como Barcelona, Manchester United e Juventus, que podem até bancar sua rescisão contratual de 120 milhões de euros (cerca de R$ 514 milhões).

Tags: futinternacional