None

COLUNA DO JAECI

Quem chega e quem vai...

Atlético e Cruzeiro precisam fazer uma barca e mandar embora jogadores 'come e dorme', chinelinho (que vivem no DM), e os ex-jogadores em atividade

postado em 07/12/2017 17:28 / atualizado em 07/12/2017 17:35

Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

Os jogadores estão em férias. Os únicos em atividade no Brasil são os atletas do Flamengo, na disputa da Sul-Americana, e do Grêmio, que seguiram ontem para os Emirados Árabes Unidos, onde vão disputar o Mundial Interclubes. Chegou a hora de os dirigentes trabalharem, montarem seus grupos para 2018, e também de muitas especulações. A imprensa, ávida por notícias, vai inventar centenas delas e confirmar menos de uma dezena. É sempre assim. Depois que os caras da Fox afirmaram que Mano Menezes estava fechado com o Palmeiras, e eu publiquei, duas semanas antes, que ele já estava acertado com Itair Machado, eu não acredito mais em ninguém. Os caras mentem para conseguir audiência e acabam caindo no ridículo. O reflexo é uma audiência chula dessas TVs a cabo. Há muito não vejo programa esportivo nenhum. Prefiro usar o telefone, falar direto com a fonte, mantê-la sob sigilo, e dar a notícia em primeira mão. Quando estudei jornalismo, não conheci a palavra especulação, e não trabalho com ela. Ou dou a notícia que a fonte me passou, ou prefiro não comentar o assunto.

O certo é que o Cruzeiro precisa de poucos reforços para a temporada que vem. Seu maior problema é um camisa 9, aquele cara que empurra a bola para as redes, que sabe fazer gols. No mercado atual, está difícil. Contratar Ricardo Oliveira será um erro grande. Além de caro, é um jogador na descendente. Será que nas divisões de base o time azul não conseguiu revelar um grande centroavante? Gastar fortunas com ex-jogadores em atividade é um erro que os dirigentes precisam começar a corrigir. O Galo precisa se reforçar muito mais. Dois bons zagueiros – e eu já tenho informações de que na base há zagueiros excelentes, prontos para subir –, um armador e dois atacantes. Eu mandaria embora Robinho e Fred. O problema é que não há dinheiro para indenizar o segundo. O primeiro ficará sem contrato em alguns dias. Que o Galo o libere para negociar com o Santos, mesmo porque Robinho não foi aquilo que dele se esperava. Existe uma possibilidade dele ficar, caso diminua seu salário. Porém, tem que reduzir para 1/3 do que ganha. Caso contrário, pode ir embora. E, no seu caso, precisa resolver sua condenação por estupro coletivo, na Itália. Ele pegou nove anos de cadeia e isso não é brincadeira. Estupro é um dos crimes mais brutais e hediondos. Robinho está numa instituição grandiosa e que merece respeito. Portanto, precisa limpar seu nome se quiser continuar jogando futebol no Galo. Ele não está indiciado, e sim, condenado. Isso é muito grave.

Atlético e Cruzeiro precisam fazer uma barca e mandar embora jogadores ‘come e dorme’, chinelinho (que vivem no DM), e os ex-jogadores em atividade. Vale lembrar que, a cada temporada, vários jogadores emprestados, com contrato em vigor, retornam aos clubes, e isso é um problema grave. Onde realocar esses atletas? Eles inflacionam a folha salarial sem dar retorno nenhum. Contratos malfeitos e de tempo longo causam danos sérios aos clubes. É preciso que os dirigentes mudem a filosofia de trabalho e invistam na peça certa, naquilo que o técnico realmente deseja. Com a falta de dinheiro, a economia brasileira em frangalhos, as agremiações precisam se reinventar para ter sucesso na próxima temporada.

Falta de respeito


Thiago Neves alfinetou Luan, que devolveu com um “chupa Thiago Neves c——”. Thiago Neves zoou Otero após o golaço contra o Coritiba, também pelas redes sociais. No encontro entre Luan e Thiago Neves, na festa do Brasileirão, ambos se desculparam, dizendo que se respeitam muito. Isso é uma babaquice. Jogador não tem que zoar um companheiro de profissão, nem tampouco um clube de futebol, pois amanhã poderá trabalhar no clube que zoou ou com o companheiro zoado. E tem mais: esse negócio de gozação tem que ficar restrito aos torcedores, jamais se expandir a jogadores, técnicos ou dirigentes. Os caras precisam entender que são todos empregados dos clubes, companheiros de profissão, e que apenas estão vestindo determinada camisa, já que amor aos clubes não existe faz tempo. Num mundo tão violento em que estamos vivendo, ver atletas incitando a violência é mesmo uma insanidade.

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg futnacional mercadobola jaeci