None

BOMBA DO JAECI

Bomba do Jaeci

"Os jogadores são ricos e mimados e não gostam de viajar grandes distâncias"

postado em 09/12/2017 12:00 / atualizado em 09/12/2017 09:52

AFP/Itamar Aguiar

Bola fora


O fato de o Brasil ter que voar mais de 9 mil quilômetros para disputar os três primeiros jogos da Copa do Mundo da Rússia não agradou aos jogadores, nem tampouco ao técnico Tite. Além disso, a delegação ficará concentrada em Sochi, onde não fará um jogo sequer. São Petersburgo já estava reservada para o time brasileiro, mas o novo coordenador, Edu Gaspar, acabou optando por Sochi, o que foi um grande erro. Já se fala na CBF em tentar corrigir o problema, caso o Brasil avance às oitavas de final, mudando sua sede para São Petersburgo ou Moscou, ocupando possíveis vagas deixadas por seleções eliminadas. A logística em Copa do Mundo é fundamental e faz parte do trabalho para a conquista de um título. Vejam que no Brasil os alemães optaram por construir um CT em Cabrália, Bahia, e após os jogos seguiam direto para lá. O resultado foi o tetra. O grande problema agora é que, da nova comissão técnica, ninguém tem experiência em Mundiais e ninguém teve a humildade para consultar quem trabalhou anteriormente com isso.

Reclamação

Para que o leitor tenha uma ideia, na Copa de 2014, os jogadores reclamaram por ter que voltar para a Granja Comary após os jogos, subir a Serra, voar para Fortaleza e outras cidades. Houve muita reclamação, que Felipão e Parreira não deixaram vazar. Jogador de futebol é mimado e acostumado a mordomias. Os caras voam em jatos particulares e detestam longas distâncias, ainda que o voo seja fretado, caso do Mundial da Rússia. E ainda tem o problema da bagagem. Só após ela estar no avião o voo é liberado, ou seja, os jogadores vão acabar o jogo, talvez tenham que jantar na cidade da partida e esperar que tudo esteja pronto. Não gastarão menos de 4 horas de espera, o que vai afetar o trabalho planejado de treinamento.

São Petersburgo era nossa

A desculpa de Edu Gaspar de que “teve que escolher a sede antes do sorteio” é verdadeira. Porém, Guilherme Ribeiro, homem que fez logística para a CBF durante 15 anos e goza de grande prestígio na Fifa, tinha conseguido São Petersburgo para alojar a delegação brasileira. Ali, o Brasil faria apenas o deslocamento mais longo para Rostov, local do primeiro jogo, e depois jogaria na própria cidade, e também em Moscou. De São Petersburgo a Moscou, de trem, são duas horas de viagem. De Sochi para São Petersburgo e Moscou, somente de avião, e com muitas horas de voo, o que realmente será prejudicial para a delegação brasileira e para a imprensa, que vai gastar uma boa grana em deslocamento, hotel e passagens. Não há desculpa. Edu deve correr atrás para corrigir o problema nas fases seguintes, caso o Brasil vá avançando.

Suspensão de um ano

A suspensão de um ano imposta pela Fifa ao atacante peruano Paolo Guerrero ficou barata, pois a substância encontrada é derivada da cocaína, e se fosse apenas chá de coca ele teria sido absolvido, como aconteceu com o ex-goleiro Zetti nas Eliminatórias de 1993. Guerrero vai recorrer até a última instância, mas dificilmente terá êxito, pois a Fifa não abre precedentes. Com a punição, o camisa 9 do Peru está fora da Copa, e dificilmente se manterá no Flamengo. Há cartolas rubro-negros comemorando, pois entendem que Felipe Vizeu, prata da casa, tem sido mais importante que o peruano, e custa 10 vezes menos.