None

COLUNA DO JAECI

O jogo da vida

O problema do Cruzeiro é que alguns jogadores considerados peças-chave não estão rendendo o esperado. Henrique, Ariel Cabral e Thiago Neves estão bem abaixo do esperado. Não há um centroavante confiável

postado em 19/04/2018 12:00

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O Cruzeiro entra em campo hoje, no Estádio Nacional, em Santiago do Chile, com a obrigação de vencer a Universidad de Chile para continuar sonhando com a classificação à próxima fase da Libertadores. A situação é complicada, pois o time chileno e o Racing têm 4 pontos e se cada um vencer seu compromisso – o Racing vai jogar contra o Vasco –, eles chegarão a 7 pontos, deixando os brasileiros com apenas 1 ponto, em situação de quase eliminação. Conversei com um amigo ligado à LA U, que me disse que vai ser muito difícil o Cruzeiro vencer, pois o time chileno vai jogar na retranca, explorando os contra-ataques. Talvez o empate não seja um grande resultado, mas, se ocorrer, pelo menos o adversário não dispara tanto, como em caso de vitória. A única verdade é que o Cruzeiro entrou na competição como grande favorito ao primeiro lugar do grupo e agora estará de bom tamanho se conseguir a segunda vaga, pelo começo ruim, derrota para o Racing, em Buenos Aires, e empate com o Vasco, no Mineirão. É sabido que o time mineiro gastou o que tinha e o que não tinha para contratar jogadores. E, até aqui, exceto Edílson, os demais não foram aprovados e nem caíram nas graças da torcida. Alguns deles ainda nem estrearam.

Não adianta você ter uma equipe forte apenas no papel, pois papel não joga bola. Tem de provar em campo, com eficiência e resultados convincentes. Até aqui, o Cruzeiro não fez nem uma partida sequer empolgante. Jogou contra adversários inexpressivos no Mineiro, exceto Galo e América, e mesmo assim não fez aquela partida de encher os olhos. Nos jogos contra times do seu tamanho, também não esteve bem. Até ganhou o Mineiro contra o Atlético, mas com futebol pobre, mesmo com um jogador a mais em campo. É preocupante, sim, pois as apostas foram todas para o tricampeonato da Libertadores, e a torcida está vendo essa possibilidade escorrer pelas mãos. Uma vitória hoje, porém, muda o panorama e o Cruzeiro voltará a brigar pela classificação. Por isso mesmo, eu disse no título desta coluna que é o jogo da vida na temporada. Sabemos que há o Brasileiro e a Copa do Brasil, mas a frustração será grande, caso o clube não chegue à próxima fase da competição.

O problema do Cruzeiro é que alguns jogadores considerados peças-chave não estão rendendo o esperado. Henrique, Ariel Cabral e Thiago Neves estão bem abaixo do esperado. Não há um centroavante confiável, pois Sobis jamais jogou uma partida extraordinária, e Raniel é uma incógnita. Fred, contratado para essa função, fez apenas um gol no Mineiro antes de se machucar com gravidade no joelho. Portanto, a equipe está sem uma estrutura sólida que possa empolgar o torcedor. Sassá é outro que nunca mais jogou aquilo que jogava no Botafogo. Dessa forma, fica nebulosa a possibilidade de gols. Thiago Neves deveria ser o principal articulador de jogadas, mas é outro que jamais rendeu o que dele se espera. Mas eu avisei aqui mesmo neste espaço que não adianta querer trazer de volta o Thiago Neves de 2010. O período em que ficou no mundo árabe, onde não se treina e joga-se pouco, fez com que perdesse toda sua qualidade. É um jogador absolutamente comum nos dias de hoje.

Está tudo perdido, então? Não é bem assim, mas uma vitória na noite de hoje será fundamental para as pretensões azuis na Libertadores. Mesmo porque, o Cruzeiro terá o jogo de volta justamente contra a Universidad de Chile, no Mineirão, e com uma vitória hoje e outra no jogo de volta chegaria aos 7 pontos e teria tranquilidade para jogar com o Vasco, em São Januário, e ainda teria a chance de garantir a vaga contra o Racing, no Mineirão, no último jogo pelo grupo. Portanto, não há outro resultado que interesse que não seja a vitória nesta noite. É fundamental! Fiquei preocupado pelo o que meu amigo me disse. Chegou a ser categórico, afirmando que o Cruzeiro não conseguirá a vitória hoje, pois conhece muito bem o time chileno e sabe do que ele é capaz. Ainda brinquei, dizendo que ele estava dando uma de vidente, mas ele retrucou, respondendo que o time chileno está muito bem armado e montado. Vamos ver! Só espero que o Cruzeiro faça sua melhor partida do ano, reentre na competição e mostre sua força, quem sabe, chegando até em primeiro lugar no grupo. A expectativa sempre foi essa – e não poderia ser diferente. Você não pode gastar R$ 60 milhões, aproveitar apenas um jogador contratado e ficar fora da segunda fase da Libertadores. Se isso ocorrer, a cobrança da torcida, que tem dito sim a todos os jogos, será enorme, sem contar a decepção. Sejamos otimistas e acreditemos numa bela exibição do time azul nesta noite. Quem sabe os fluidos daquele time campeão da Libertadores, justamente nesse estádio, possam contagiar os atuais jogadores. Um grande time dá resposta em campo, praticando um grande futebol. Papel é apenas ilusão. Já passou da hora de o Cruzeiro se assumir como o grande time desta temporada. Chance maior que a de hoje não existe.

Tags: cruzeiroec