None

COLUNA DO JAECI

Tite e Edu, ou seria Rolando Lero?

postado em 20/08/2018 12:00

Lucas Figueiredo/CBF

Ah, Alexandre Kalil, o maior presidente da história do Atlético e maior vencedor! Que pena você não ser o presidente do Cruzeiro ou do Flamengo, pois se fosse tenho certeza de que não deixaria Dedé ou Paquetá vestir a camisa da Seleção, pelo menos nos amistosos nos Estados Unidos. Lembro-me de você peitando o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, na minha frente, na sala dele, na sede antiga, na Rua da Alfândega, para defender seu clube. Ele foi se espremendo na cadeira até que resolveu atender ao seu pedido. Também, você gritou com o homem! Os dirigentes não sabem a força que têm. Os clubes são os donos do espetáculo, merecem respeito. Tite vai prejudicar Cruzeiro e Flamengo ao levar Dedé e Paquetá para esses amistosos e não levar ninguém do Palmeiras, adversário do Cruzeiro. Aí os torcedores vão me perguntar: e o Fagner, do Corinthians? Esse não jogar é reforço para o Corinthians, pois é muito fraco.

Não há mais dirigente assim, que sabe se impor diante de quem quer que seja. Não adianta levar Dedé para comer o osso e na hora do filé levar os protegidos de Tite. É uma vergonha. Meu amigo Menon, colunista do Uol, chamou Edu e Tite de “Rolando Lero”, aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que enrolava e nada dizia. Parabéns, caro Menon. Você definiu muito bem. Menon é da minha geração, isento e correto, conhece futebol, e, como eu, conviveu com os grandes técnicos na Seleção. Hoje, a maioria dos jornalistas, despreparada, não questiona, apenas concorda com o “encantador de jornalistas”.

Uma pena, pois o que mais havia era argumento para questionar o técnico, um fiasco na Copa do Mundo. Vimos Cássio, Fagner, Renato Augusto e Paulinho, fracassados na Seleção, mas campeões no Corinthians com Tite. Entenderam como funciona? Na hora de roer o osso, vão Dedé e Paquetá, que, deveriam ter ido à Rússia. No Mundial, vão os protegidos e fracassados de Tite. Até a convocação do goleiro Hugo, do Flamengo, de 20 anos, ficou sob suspeita. Por que Hugo neste momento? Como só acuso quando posso provar, prefiro analisar apenas sob o ponto de vista técnico. Aberração. Mas o que nos interessa é saber se Dedé vai chegar a tempo de jogar. Os dirigentes do Cruzeiro estão tentando adiar o jogo do dia 12 para o dia 13. Não acredito. Não pela CBF, que não deverá ver problema, mas sim pela TV, dona dos direitos, que tem sua grade definida. O negócio é peitar Tite e não liberar. Dedé é, disparado, o melhor zagueiro do país, e sem ele será complicado passar pelo Palmeiras.

Tite pode enganar alguns, mas a mim jamais enganará. Não sabe nada de futebol, comprovei isso na preparação em Londres e na Copa. Treinos fechados e futebol pobre, abaixo da crítica. Só para voltar um pouquinho no tempo, perguntem aos atleticanos o que acham dele. Manchou a história do clube, ao jogá-lo na Segundona, em 2005. O contrato dele vai até 2022, e ele já disse que será avaliado na Copa América. Balela. Copa América e “m...”, desculpem a expressão, é a mesma coisa. Claro que o Brasil vai se classificar para a Copa, pois na América do Sul o futebol é medíocre. Teremos de aturar a dupla “Rolando Lero” até lá. Com as injustiças, como a convocação de Dedé e a não convocação de Fábio em prol de Alisson. Estou de saco cheio de “Tites” e companhia. Rolando Lero é muito legal na Escolinha, pra gente rir. No mundo real, é uma vergonha. Tenho pensado seriamente em parar de trabalhar com o futebol, pelo menos no Brasil. Somos chacota mundial, politicamente, por termos um presidente preso candidato, e no futebol, por termos nosso melhor jogador, simulador e mentiroso, e um técnico que usa o “titês” para iludir jornalistas. Se Tite fosse ilusionista talvez estivesse na profissão certa.

Goleada

No Rio, o Atlético detonou o Botafogo por 3 a 0, gols de Luan, em belíssima jogada, começada por ele mesmo; Cazares, em belíssima jogada de Chará; e Tomás Andrade. Vitória espetacular, de quem sabe o que quer. O Atlético vai contrariando as “aves de mau agouro” e se mantendo entre os ponteiros do Brasileiro, em busca da taça ou de vaga na Libertadores. Trabalho do presidente Sérgio Sette Câmara, de Lásaro Cunha, Cacá Moreno e toda a equipe que trabalha em prol do clube e com amor verdadeiro. Onde estão aqueles que viviam detonando sem o menor embasamento? Olha que perdeu vários jogadores importantes. Parabéns, presidente, sua seriedade e transparência estão mantendo o Galo entre os ponteiros.

Empate

Cruzeiro e Bahia empataram por 1 a 1, no Mineirão, péssimo resultado para o time azul, que continua instável. O Brasileiro já era, tem que focar Libertadores e Copa do Brasil, onde as chances são reais. Vai um recado ao vice-presidente, Itair Machado, de quem gosto e confio: não libere Dedé. Você tem de pensar no seu clube e não na Seleção.

Tags: atleticomg cruzeiroec