None

COLUNA DO JAECI

Bomba do Jaeci

A pré-Libertadores deve salvar o ano do Galo

postado em 01/12/2018 12:00

Bruno Cantini/Atlético
PRÉ-LIBERTADORES
O Atlético começou o ano sem dinheiro. O presidente Sérgio Sette Câmara teve de se virar para conseguir as contratações, na base de trocas ou empréstimos, e pode terminar o ano na pré-Libertadores. Claro que o ideal seria disputar o título brasileiro até a última rodada, que para ele é hoje, e entrar direto na fase de grupos da competição. Porém, nas circunstâncias em que assumiu o clube, a classificação deverá ser comemorada. E o Galo pode até garantir a vaga em caso de derrota. Para isso, basta que o Atlético-PR, concorrente dele, não vença o Flamengo, no Maracanã. Mas, é claro, o Galo vai querer fechar o ano com uma grande vitória sobre o Botafogo.

PATROCÍNIO É TUDO
O Palmeiras sagrou-se campeão brasileiro novamente (foto), amparado por uma empresa bilionária, que banca contratações, salários de jogadores e técnicos. Foi assim também com o Fluminense, bicampeão brasileiro em 2010 e 2012, porque tinha um grande patrocinador, que também bancava tudo no clube – a Unimed. Bastou ela sair para o Flu viver seus piores dias, com salários atrasados e correndo risco de rebaixamento, caso seja derrotado pelo América amanhã, no Rio de Janeiro. O próprio Palmeiras viveu esse drama, quando a Parmalat, que o fez bicampeão em 1993/94, o largou. Chegou a cair para a Segundona. Portanto, é bom o torcedor entender que os clubes precisam se organizar para não depender de patrocinadores. Se o Palmeiras perder a Crefisa, com certeza vai ficar anos sem ganhar nada.

OPOSIÇÃO DEVE GANHAR
Com mais um fracasso no futebol, o Flamengo terá eleições e a situação, comandada por Bandeira de Melo (foto), deve perder para o grupo de Landim. O candidato da situação, Ricardo Lomba, fracassou junto com Bandeira no quesito futebol. O Flamengo é um clube muito organizado na parte financeira, pagou mais de R$ 400 milhões em dívidas, construiu seu CT, o Ninho do Urubu, mas, no futebol, em seis anos de Bandeira de Melo, ganhou apenas uma Copa do Brasil, em 2013. Vendeu jogadores a peso de ouro e contratou muito mal, jogando milhões de dólares pelo ralo. Dificilmente a situação conseguirá mudar a cabeça de sócios e conselheiros votantes. Só mesmo um milagre dará a Lomba a presidência do clube.

ELEIÇÃO MANTIDA
A eleição do presidente da CBF, Rogério Caboclo, que tomará posse em abril, está mantida e confirmada. O MP do Rio de Janeiro tentou melar o pleito, mas os desembargadores deram voto favorável à entidade por não constatar nenhuma irregularidade na eleição. Dois dos três desembargadores votaram a favor da entidade e o terceiro, que pediu vistas do processo, dirá seu voto na semana que vem. Como os dois votantes não voltarão atrás, mesmo que o voto do terceiro desembargador seja contrário a CBF ganha por 2 a 1. Mas é bem provável que ele siga os colegas, fazendo 3 a 0. Rogério Caboclo, CEO e diretor-executivo da entidade, assumirá em abril, com planos modernos para o futebol brasileiro.

SELEÇÃO JOGA, COMPETIÇÕES PARAM
Em almoço em Londres com este colunista, o presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo, disse que, a partir do ano que vem, toda vez que a Seleção Brasileira jogar, amistosamente ou em competição oficial, os campeonatos vão parar para que os clubes não sejam prejudicados na cessão dos jogadores. Uma atitude sensata e esperada por todos nós, pois é assim que acontece no mundo inteiro.

Tags: selefut atleticomg