None

Semana decisiva

postado em 17/09/2013 11:28

Estamos bem no começo do segundo turno do Brasileirão e já chegamos à final. Cruzeiro e Botafogo jogam amanhã o jogo que quase decide quem será o campeão. Se o Cruzeiro vencer, abrirá sete pontos para o Botafogo, segundo colocado e talvez 12 para o terceiro. Praticamente colocará a mão na taça. O Botafogo, se vencer, embola tudo de vez e entra com mais força ainda na briga. Parece-me que o título está entre esses dois. Outra coisa certa é que o Náutico já caiu para a segundona.

Grupos
Futebol é de fato um esporte coletivo, como a vida é um evento coletivo. Não se conquista nada sem o apoio de quem nos rodeia. Fora de um grupo focado e unido só há derrotas. Até tenistas e jogadores de xadrez precisam de auxílio. Se a solidão é triste para quem ama, para quem compete é pior ainda. Na vida e no jogo é fora de campo onde começam as vitórias. Por isso, um exército passa a vida inteira treinando para lutar uma guerra ou nenhuma.

O Cruzeiro tem um grupo forte, por isso está onde está. Mas o exemplo do Botafogo é até mais evidente. O time ficou sem estádio, com salários atrasados, sem apoio da torcida, desacreditado pela imprensa, perdeu jogadores importantes e, mesmo assim, se mantém firme no topo da tabela. Sai um Vitinho, entra um Hyuri, que parece ser melhor que o Vitinho. Isso só é possível porque o grupo se ajuda, não há panelas. Cobranças são feitas, mas ninguém se melindra. Os mais velhos dão o exemplo, são respeitados e seguidos pelos mais jovens. O garoto que entra se sente à vontade e se desenvolve. A figura do líder que há em Seedorf não é aquela do homem que comanda pelo medo. Seedorf é o líder que ampara, que se sacrifica e é admirado pelos seus seguidores. Além do carisma, ele oferece ideias e um objetivo a ser conquistado. Não basta ter um grupo forte, é preciso ter uma meta.

É assim que se alcança o sucesso. Essa regra é natural, conhecida e existe desde quando os homens viviam nas cavernas. Vale para qualquer empreedimento: no esporte, na vida pessoal ou em uma empresa, seja ela uma megamultinacional ou uma banca de revista na esquina. Todos nós trabalhamos melhor onde temos alegria, onde nossas ideias são valorizadas, onde somos respeitados, onde respeitamos e podemos aprender mais. Ah, se o governo soubesse disso.

Regras do futebol

Dependendo do que o STF decidir amanhã, no julgamento do mensalão, uma nova jurisprudência poderá afetar inclusive as regras do futebol. Se Celso de Mello votar a favor dos mensaleiros, um jogador que for expulso no primeiro tempo poderá pedir embargos infringentes no intervalo e voltar para jogar o resto do jogo.

Quem lê pensa que sou vagabundo
Não tenho tempo para mais nada. Daqui até o fim do ano, a parte da minha vida voltada para assistir a esporte já está com a agenda lotada. Tenho que ver o Brasileirão, a Liga dos Campeões, que começa hoje, e a NFL, o campeonato de futebol americano. Além de todos esses jogos, não posso deixar de acompanhar a minha novela. São muitas as perguntas. Como será o fim do Félix com todas as suas maldades? Muricy conseguirá salvar o São Paulo? A Pilar vai perdoar as infidelidades do César? Neymar vai brilhar mais que o Messi? Já chamei o técnico da tevê a cabo para revisar o aparelho e o estofador para reformar o sofá. Outra coisa, eu tenho uma chácara e não posso perder o Globo Rural.

“O Cruzeiro tem um grupo forte, por isso está onde está. Mas o exemplo do Botafogo é até mais evidente"