None

Amistoso promissor, campeão nato

postado em 09/11/2012 11:51

Luís Costa Pinto /Colunista

A partida entre o Brasil e a Colômbia, no próximo dia 14, nos Estados Unidos, será o milésimo jogo de nossa Seleção. O adversário não é de primeira linha, não faz um torneio eliminatório exemplar para a Copa de 2014, mas tudo leva a crer que o teste servirá para Mano Menezes encerrar o ano com um saldo melhor do que quando o iniciou.

Kaká deu uma densidade interessante ao meio campo brasileiro e Oscar parece estar desabrochando para o panteão dos craques nesse início promissor de temporada no Chelsea. Neymar, folgado num Basileirão que o Santos joga sem compromisso ou pretensões, sente-se bem entre eles. Ramires e Paulinho parecem formar uma dupla de volantes destinada a ampliar nossos sonhos. E a Colômbia é fraca.Está adiante de nós no ranking da Fifa, mas ninguém que entenda e goste de futebol crê que será um embate épico. É jogo para nova goleada. Se ela não vier o resultado soará esquisito.

O Brasil cumpriu um roteiro improvável até esse milésimo jogo. O futebol era uma diversão de brancos da elite e bem formados até cruzar com a colcha de retalhos da miscigenada população brasileira. Aqui, antes mesmo do advento de Pelé e Garrincha, ele já havia fincado um caráter próprio de estilo e de repertório que nos converteram nos mais apaixonados e exigentes aficionados do esporte bretão.

Nossos clubes estão quebrados, nossos estádios estão vazios e nossos dirigentes de times, federações e confederação são trapalhões para dizer o mínimo. Mas nosso estilo é de primeira e tem uma capacidade de renovação e de recriação incomuns. O Brasil de Mano começa a engrenar. É possível que vire a semana como uma Seleção capaz de empolgar.

Campeonato Brasileiro

Não é provável que o Fluminense encerre a rodada como campeão de direito (com a soma total e inatingível de pontos), mas o tricolor das Laranjeiras é o campeão de fato de 2012. Tetracampeão. A julgar pela penúria técnica de Flamengo e Vasco, tende a disputar apenas com o Botafogo o título estadual. Mas precisará formar um elenco mais jovem e tão aplicado quanto o atual para sonhar com já merecido título da Libertadores. E Gum merece ocupar, no “Superclássico das Américas”, dia 21, o lugar hoje imerecido pelo machucado Dedé.