None

DA ARQUIBANCADA

Há uma luz no fim do turno

Vitória amanhã poderá definir o acesso à Primeirona e manterá acesa a chama do bicampeonato da Série B

postado em 10/11/2017 12:00 / atualizado em 10/11/2017 08:18

Mourão Panda / América

Foram espetaculares os resultados das três últimas rodadas da Série B. Enquanto o América somou sete pontos em nove possíveis (deu bobeira em Varginha), seu principal rival, o poderoso Internacional, somou apenas dois, derrotado pelo Ceará e empatando com CRB e Luverdense. Concorrentes mais próximos, como Paraná, Oeste e o próprio Ceará, também andaram tropeçando e estacionaram atrás do Coelhão. Hoje, a tabela de classificação retrata bem a boa posição do Coelho: Inter (63 pontos); América (63); Ceará (59); Paraná (56); Oeste (56); Vila Nova-GO (53). Restando apenas quatro jogos para o encerramento do campeonato, o América está a sete pontos do quinto colocado e a 10 do sexto! Falta pouco, muito pouco para a conquista da vaga à Primeirona’2018.

O grupo do América não tem estrelas, craques, atletas famosos e badalados. Mas tem bons jogadores, com destaque para os goleiros João Ricardo e Fernando Leal e os zagueiros Messias e Rafael Lima. Também o garoto Matheusinho, revelado na base do clube, é a pedra bruta que vinha sendo burilada e se tornou preciosa. Tanto que, recentemente, foi eleito o 14º melhor jogador Sub-20 do mundo, em uma lista de 100 futebolistas jovens organizada pela revista inglesa Four Four Two. Porém, a contusão que sofreu o deixará fora do time até meados do próximo ano, o que será ruim para ele e para todos nós que acreditamos em seu futebol e torcemos pelo sucesso do Coelhão.

Portanto, com um elenco formado em sua maioria por jogadores de qualidade mediana, é forçoso creditar o sucesso do time no Brasileirão ao futebol coletivo, compacto e de forte posicionamento tático determinado e treinado por Enderson Moreira durante o ano. Não deu certo no Mineiro e em outras competições, mas, finalmente, está se mostrando vitorioso na Segundona. Neste momento, o América ainda não conquistou nada, mas falta pouco, muito pouco para a luz da Série A brilhar no fim do turno.

A partida de amanhã, contra o Figueirense, tem tudo para ser uma pedreira, pois o time catarinense subiu de produção nas últimas rodadas, mas tem apenas 43 pontos, o que não garante sua permanência na Série B. Pior: na 12ª posição, está a três pontos do Luverdense, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Ou seja: dependendo dos resultados dos clubes que estão mordendo seus calcanhares (Brasil, CRB, Guarani, Luverdense e Boa), a derrota para o América poderá significar uma descida do Figueira ao inferno do Z-4. Já para o Coelhão, a vitória poderá definir a conquista do acesso à Primeirona e manterá acesa a chama da conquista do bicampeonato da Série B. Para nós, da arquibancada, além de torcer pelo Coelho, vale muito secar o Saci gaúcho, que enfrentará o Vila Nova-GO no Beira-Rio. Valha-nos Deus, Nosso Senhor das Paragens de Goiás!

“Eleição, só depois da apuração.” Esse alerta é feito a políticos que cantam vitória antes da hora. Vale o mesmo para o torcedor do América: comemoração, só depois da classificação.

Tags: americamg