None

COLUNA DA ARQUIBANCADA

Ainda não é bicampeão, mas...

'Se a desejada conquista do título vier, será merecida e confirmará os números espetaculares da equipe'

postado em 17/11/2017 12:00 / atualizado em 17/11/2017 15:37

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O América tem tudo para ser bicampeão e levar a taça da Série B’2017 para a sua sala de troféus. Com 69 pontos contra 65 do Internacional, para não depender de um tropeço do Saci (piada pronta: com uma perna só é mais fácil tropeçar...), basta o Coelho vencer um dos jogos que faltam e sair para o abraço da galera. E que galera! Mais de 10 mil torcedores foram ao Independência para apoiar o time, vibrar e comemorar a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude. Foi bonita a festa, pá.

Se a querida e desejada conquista do título vier, será merecida e confirmará os números espetaculares da equipe que tem a melhor campanha da Série B’2017. São dados que impressionam e provam a superioridade do América na competição: 1) É o clube com mais vitórias (19); 2) É o time que menos perdeu – cinco derrotas em 36 jogos; 3) Sua defesa é a melhor do campeonato, com apenas 25 gols sofridos; 4) E tem o quarto melhor ataque, com 45 gols. Nesse quesito, é superado por Londrina (55), Internacional (50) e Paraná (47). Porém, as defesas desses times foram vazadas, respectivamente, 46, 26 e 27 vezes. É uma evidência: o trio João Ricardo (ou Fernando Leal), Messias e Rafael Lima contribuiu de maneira decisiva para o sucesso do Coelhão nesta Segundona.

O próximo jogo do América, contra o Londrina, deverá ser mais uma pedreira, pois o time paranaense, com 58 pontos, ainda está na luta para conquistar uma das vagas em aberto. Ceará (63), Paraná (60) e Oeste (58) são os seus concorrentes. Será um confronto interessante, já que o Londrina tem o ataque mais poderoso e o América a defesa menos vazada. Duelo de titãs. Porém, como o Coelhão já está classificado, acredito que entrará em campo tranquilo e consciente da força tática do seu futebol coletivo. Já o Tubarão, quinto colocado, poderá ter o desespero como marca do time nessa partida. No turno, o torcedor viu um jogaço no Independência, que terminou com a vitória do América por 3 a 2. Não vou reclamar se o placar se repetir.

De olho no futuro
Como a vaga na Primeirona está garantida, a diretoria do América que será eleita no próximo dia 23 já pode começar a planejar o ano de 2018. Grana vai ter: o valor da cota de TV na Série A é muitas vezes superior ao da Série B. Logo, quanto mais cedo definir a contratação de alguns bons jogadores para reforçar o grupo, tanto melhor. Afinal, mesmo com o sucesso do time na Segundona, o que merece respeito e aplausos de todos, ninguém duvida de que os adversários na Primeirona serão melhores e mais difíceis do que os que o Coelhão enfrentou e ainda enfrentará na atual competição – tem dois jogos pela frente para encerrar a brilhante campanha de retorno à Primeira Divisão. Portanto, para que a tristeza de 2016 não se repita, o grupo de atletas da Série A do ano que vem terá de ser mais qualificado do que o de 2017. Acredito que Enderson Moreira e os dirigentes têm consciência disso e saberão fazer as escolhas certas na hora certa – tomara que o façam o mais rápido possível. Coeeeeeelhô!

Tags: americamg