None

DA ARQUIBANCADA

Vantagens de jogar a Série A

'Em 2018, tomara que o cavalo selado esteja montado e cruze a reta de chegada bem classificado'

postado em 01/12/2017 12:00 / atualizado em 01/12/2017 10:20

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

São óbvias e tão grandes as vantagens que o América terá ao jogar na Primeira Divisão que não dá para entender por que os dirigentes americanos, em 2011 e em 2016, não investiram para contratar jogadores capazes de manter o clube na chamada elite do futebol brasileiro. Mas isso são águas passadas. Hoje, torço muito para que a atual diretoria, com a taça de campeão da Série B nas mãos, não desperdice a oportunidade de montar um time qualificado e competitivo para a Primeirona em 2018, 2019 e mais. Garboso, o cavalo está passando selado à porta do clube. Sejam bons jóqueis, senhores, segurem as rédeas e sigam em frente sem vacilar.

Quais são, então, as vantagens óbvias de o América jogar a Série A? Entre outras, destaco seis. 1) Cota de TV de quase R$ 40 milhões, muitas vezes superior ao valor da cota na Série B. Os números falam por si; 2) Jogos da Primeirona têm maior visibilidade nacional e internacional do que os da Segundona. Em consequência, o aumento do número de pessoas interessadas em assistir às partidas do América, ao vivo e na TV, permitirá ao clube receber verbas maiores dos patrocinadores. É mais grana para entrar no cofre; 3) Seguindo o raciocínio, é certo que público e renda no Independência serão bem maiores em 2018 do que em 2017. É fato: jogos como América x Corinthians, América x Flamengo, América x Grêmio e outros interessam muito mais aos torcedores americanos e aos amantes do futebol do que América x Oeste, América x Figueirense, América x ABC – com o devido respeito que essas agremiações merecem. Dessa maneira, mesmo fixando o preço do ingresso de acordo com a realidade do bolso do brasileiro (digamos, R$ 40 a inteira), o Coelho poderá obter rendimentos consideráveis para rechear o seu caixa.

Vejamos outras três vantagens. 4) Com um time bem montado e fazendo campanha digna na Série A (beliscar uma vaga em competição internacional será espetacular!), certamente haverá aumento no número de sócios-torcedores e também na venda de camisas e outros apetrechos esportivos com as cores do clube e a marca AFC. Quando o time vai bem, a torcida comparece e contribui de todas as formas; 5) Atletas pertencentes ao América que se destacarem serão naturalmente valorizados e poderão participar de futuras negociações financeiramente favoráveis ao clube; 6) Mantendo-se na Primeira Divisão em 2019, 2020 etc., a cada ano o valor da cota de TV e as verbas dos patrocínios subirão, fazendo com que as finanças do clube, fortalecidas, possibilitem aos dirigentes contratar bons jogadores e dar sequência a um ciclo virtuoso de conquistas.

Embora tenha começado de maneira nada positiva para o América, 2017 termina em alto-astral, com o clube atingindo seu objetivo de subir para a Série A e, mais que isso, fazendo a melhor campanha da competição e levando a taça de campeão da Série B para a sua sala de troféus. Em 2018, tomara que o cavalo selado esteja montado e cruze a reta de chegada bem classificado.

Tags: americamg