None

DA ARQUIBANCADA

Jogo chave em Salvador

A vitória do América será o melhor dos mundos: o time chegará aos 24 pontos ganhos e subirá um ou mais degraus na tabela de classificação

postado em 10/08/2018 10:00 / atualizado em 10/08/2018 15:10

Mourão Panda / América

A diretoria demorou a se decidir, mas acertou ao contratar Adilson Batista para comandar o time do América. A chegada dele foi providencial. Até o dia de hoje, véspera do jogo com o Bahia, na Fonte Nova, o treinador dirigiu a equipe em três jogos, com duas vitórias e um empate, sete pontos conquistados em nove disputados. Aproveitamento de quase 80%. Performance que, se for mantida nesse nível, levará o Coelho a alcançar o modesto objetivo de permanecer na Série A e ir muito além, conquistando uma vaga na Sul-Americana (ou mais...) – será a primeira vez que o clube disputará uma competição internacional. Fato inédito que, com toda a certeza, levará o torcedor americano ao delírio. Se der certo, serão tempos de alegria e felicidade.

Porém, como a sabedoria popular nos alerta duplamente, “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” e “é melhor não contar com o ovo no fiofó da galinha” para não ser pego com as calças nas mãos. Contar vantagem antes da hora é uma fria. E já que estamos em ano eleitoral, recordo um fato que faz parte do folclore político nacional: em 1985, na véspera da eleição à prefeitura, o candidato Fernando Henrique Cardoso sentou-se na cadeira de prefeito de São Paulo como se fosse o vitorioso e já estivesse empossado no cargo. Que nada.  No dia seguinte, foi derrotado por Jânio Quadros. Em 1986, no seu primeiro dia de trabalho como prefeito, Jânio desinfetou com inseticida a cadeira em que FHC tinha se sentado. Faz-me rir.

Portanto, muita calma nesta hora da empolgação. O que não nos impede de torcer por vitórias do Coelhão e projetar a conquista de pontos nas duas partidas que restam para o encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro contra o Bahia, amanhã, e contra o Fluminense, no Independência, no outro domingo, 19 de agosto. Pela proximidade dos times na tabela (Fluminense: 9º lugar, 22 pontos; América: 10º, 21 pontos; Bahia: 15º, 18 pontos), serão jogos difíceis e que vão valer seis pontos cada um. Pedreiras.

Por isso mesmo, Adilson Batista fez bem em fechar os treinos nesta semana e não deixar que a imprensa e olheiros baianos soubessem de antemão a escalação da equipe titular e o esquema tático que ele pretende usar neste jogo-chave contra o Baêa. A vitória do Coelhão será o melhor dos mundos: o time chegará aos 24 pontos ganhos e subirá um ou mais degraus na tabela de classificação. Maravilha. Porém, caso ocorra um empate, 22 pontos conquistados também não deverão ser desprezados. Quanto ao outro resultado possível... xô pra lá, derrota!

Seja qual for o desfecho do jogo de amanhã, contra o Bahia, o torcedor americano tem de comparecer em grande número ao Independência e apoiar o time antes, durante e depois dos 90 minutos da partida contra o Fluminense, em 19 de agosto. Adilson Batista já mostrou sua capacidade e, até hoje, está invicto como treinador do América. Ele e os jogadores merecem o apoio da torcida. Espero que organizadas e desorganizadas comandem a festa nesse dia. Coeeeeelho!

Tags: americamg