None

DA ARQUIBANCADA

Vai subir mais um degrau, Coelhão?

O jogo Botafogo x América será mais uma batalha difícil e decisiva para ambos os times

postado em 14/09/2018 10:00 / atualizado em 14/09/2018 09:40

Mourão Panda / América

Fazendo campanha até agora histórica no Brasileiro, o América ultrapassou com louvor a barreira dos 10 pontos, dos 20 e chegou aos 30. Neste momento, seu objetivo imediato é saltar para 33 e seguir firme em direção aos 40. Depois, alcançar os sonhados e possíveis 45 pontos, marca que garantirá ao clube disputar a Série A em 2019. Com os atuais 30 pontos, o América está na 11ª posição, com a mesma pontuação do poderoso e protegido Corinthians, agremiação cuja cota de TV é somente (e haja ironia...) R$ 140 milhões maior do que a do Coelho. Ou seja, diante de tamanha e injusta diferença financeira, o Corinthians faz campanha pífia e o América campanha brilhante.

Com os atuais 30 pontos e olhando para cima, o América está a apenas um ponto de Fluminense e Santos e a três do Cruzeiro. Caso derrote o Botafogo, e os demais resultados lhe sejam favoráveis, o Coelhão poderá subir mais degraus na escada da competição. Olhando para baixo, o América está à frente de nove adversários e distante (ufa!) seis pontos da região da degola, a terrível zona de rebaixamento ao inferno da Série B. Próximos da ZR estão dois clubes do Rio de Janeiro, dois grandes do futebol brasileiro: Vasco (24 pontos) e Botafogo (26).

Portanto, o jogo Botafogo x América, domingo, às 11h, será mais uma batalha difícil e decisiva para ambos os times. O Fogão luta para se afastar do rebaixamento e o Coelhão para somar pontos e se estabilizar na região alta, a melhor da tabela. Espero que Adilson Batista consiga escalar um bom time e que os jogadores escolhidos estejam conscientes da importância da vitória, esses três pontos que certamente farão o Coelho respirar ares montanhosos mais puros, agradáveis e tranquilizadores. Degrau a degrau...

Ritmo de jogo
Em um campeonato longo, desgastante e duramente disputado como é o Brasileiro, é obrigatório manter um grupo de jogadores que misture experiência e juventude. É fundamental ter peças de reposição de qualidade, uma vez que é natural ocorrer suspensões, expulsões, desgastes físicos e contusões de atletas durante a competição. Tem ocorrido bastante com jogadores do América.

Como Adilson Batista tem preferido utilizar na equipe os mais experientes, ele e os dirigentes decidiram dar ritmo de jogo aos jovens e talentosos Christian, Zé Ricardo e Ademir, liberando-os para disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Compreensível e até mesmo elogiável, no sentido de fazer com que os garotos não fiquem apenas treinando no Lanna Drumond e participem de jogos oficiais, ainda que em uma categoria abaixo dos profissionais. Certo.
 
Porém, bom mesmo será ver Adilson Batista escalando os três com mais frequência no time titular, pois já deram provas suficientes de que merecem vestir a camisa do América. Com eles, o time ganha muito em vigor físico e qualidade técnica no meio-campo e no ataque. Seu potencial futebolístico poderia e deveria ser melhor aproveitado. Coeeeeelho!

Tags: americamg