None

BOLADAS E BOTINADAS

São Moisés

postado em 24/10/2017 12:00 / atualizado em 24/10/2017 08:47


A colocação mais coerente sobre o episódio em que o Robinho perguntou ao adversário onde ele havia jogado foi a do ex-atacante e hoje comentarista Edmundo. Disse ele que antes de julgar Robinho, precisava saber se o que o atleticano cometera foi uma ação ou uma reação. Exatamente, mas o que muita gente fez de conta que não viu foi que ao driblar um adversário o moço das pedaladas foi ameaçado. No futebol de hoje é assim: o cara leva uma finta e começa a ameaçar. É mais fácil do que aprender a jogar bola. Pior é saber que, num país em que os puristas sonham com o futebol-arte, não se vê uma iniciativa no sentido de proteger os craques. Mas quando um deles se revolta em campo, caem de pau. Pelo jeito, o Moisés Ribeiro estava rezando em campo quando o Robinho lhe perguntou: “Jogou onde, anjinho?”.

A resposta

É bom quando um jogador criticado pela forma técnica dá a resposta em campo. Foi o que fez Robinho. Depois de uma fase complicada, de jogar posicionado por quem não entendia seu futebol, ele ganha fôlego novo com Oswaldo de Oliveira. Foram dois gols e uma postura que deixa o torcedor esperançoso. Claro que para se dar bem ele contou com o apoio de uma equipe em que o Fábio Santos foi o melhor. Não apareceu tanto em virtude dos gols do Pedalada, mas a postura tática e a garra ao disputar a bola que resultaria no segundo gol foram fundamentais.

Seguinte

Não adianta tentar explicar a derrota do Cruzeiro de forma técnica. No gol do Otero, até poderia haver uma marcação melhor pelo alto. Mas os dois gols do Robinho saíram por sua competência individual, não há como prever. Deixaram a bola chegar até ele, e a coisa se complicou.. Além da finta para o meio, Robinho teve uma visão perfeita do posicionamento do Fábio. Se deu bem.

Rádio peão

Sobre os resultados do Atlético, já há quem diga que o time se tornou mais coeso, mais disposto, sem o Elias. Acho que falta uma definição para ele: ou joga de cabeça de área, ou de meia, mas em qualquer situação, terá de marcar.

Joga muito

Otero não enfeita as jogadas, não é aquele jogador de exibição. Mas é competitivo, sua postura difere da de outros que parecem se desligar do jogo em determinados momentos. É um jogador chato para a defesa e também para os atacantes adversários. Chega sempre, tenta tomar a bola, vai com determinação até o ataque. Fez ótima partida contra o Cruzeiro, um gol e uma besteira: não precisava levar o amarelo por mandar o torcedor celeste se calar.

Humor

Tem gente que perde um amigo mas não perde a piada. Em conversa com um amigo, Orozimbo teve de explicar a razão da dancinha do Thiago Neves com o De Arrascaeta. Oró foi direto: “É que os dois pensaram que ainda estavam no show do Paul McCartney. Quem estava perto pôde ouvir os dois cantando A hard day’s night....

Camisa 9

Mesmo conquistando a Copa do Brasil, o Cruzeiro finalmente fez o Mano entender que precisa de um centroavante. Depois de tentar escalar o tal falso 9, ele quase resolveu o problema com Sassá, mas o ex-botafoguense se contundiu. Raniel, que seria outra solução, também se machucou. Então, fica a pergunta: por que o clube abriu mão do Ábila?Pelo menos até que outro se firmasse, era ele o goleador de ofício.

Dor de cotovelo

Anunciaram que o Mano iria para o Palmeiras. Fizeram um carnaval dos diabos. Pois bem, o treinador renovou com o Cruzeiro e deixou muita gente sem saber como justificar o não acerto com o Porco. Vi até uma certa indignação, quando um moço quase espumando de raiva disse que o técnico perderia visibilidade ficando em Belo Horizonte. Com um ar de orgulho, disse que se não estiver no eixo não aparece. Seria cômico se não fosse uma tremenda bobagem, afinal, o canal onde o raivoso senhor esbravejou é um dos que, pelo menos dizem, cobrem também o futebol mineiro. E me digam: qual destaque obteve o Cuca em sua última passagem pelo Palmeiras?. O que conta é que em Minas, como em outros estados, o treinador sempre terá à disposição uma estrutura de time grande. O resto é dor na parte posterior da articulação entre o braço e o antebraço.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec