None

BOLADAS E BOTINADAS

Modismo

postado em 31/10/2017 12:00 / atualizado em 31/10/2017 08:50


Sempre que um treinador é dispensado, ouço a mesma cantilena: “Era medalhão. Não se atualizou...”.  Ora, culpar os treinadores pela bagunça que é o nosso futebol é covardia. Não existe treinador que dê jeito num time de futebol que vende as promessas, que negocia suas melhores revelações antes dos 23 anos e que está sempre fazendo uma peneirada entre jogadores em fase de pré-aposentadoria que são repatriados sem o melhor de sua forma. Antes de discutir a atualização dos treinadores, é preciso insistir na modernização dos clubes. Desde o seu modelo de formação de jogadores até o sistema de eleição dos seus dirigentes. O resto é conversa de quem acha que um clube endividado, quase falido, pode exigir do treinador um futebol à altura do Barcelona. No sistema atual do futebol brasuca, o técnico é só uma engrenagem descartável. Lamentavelmente.

PERGUNTA
O que o Atlético ganha jogando no Horto? Ou melhor: o que o Atlético não ganha jogando no Horto?. Aquela mística não existe mais, o time não entra em sintonia com a torcida.

ESTILO
O time do Botafogo faz boa campanha, mas atua como alguns clubes da Copa Libertadores. Tem um grupo de jogadores em forma, tem uma boa formação tática, mas conta com a boa vontade da arbitragem. Está sempre cometendo faltas que evitam o contra-ataque adversário. Não se faz de rogado, vai para matar a jogada.

DÚVIDA
Nada contra a história do Fred, não há o que contestar. Mas o que ele não está jogando é de impressionar. Não consegue se movimentar, não está conseguindo se livrar da marcação. Vejam que o Rafael Moura em poucos minutos mandou uma bola na trave e por pouco não fez um gol de cabeça.

ATAQUE
Está claro também que Robinho precisa ser preservado. Não pode ficar quase 90 minutos em campo. O desgaste é evidente. Outro drama do ataque atleticano é que ele comete faltas dentro da área adversária ou na intermediária às vezes sem necessidade. Isso só ajuda a defesa adversária.

ELE
Orozimbo, às vezes, é meio desligado, e me ligou perguntando se Gatito era o nome do árbitro. Disse que não, que esse é o apelido do goleiro. Dúvida desfeita, ele perguntou sobre um possível pênalti não marcado. Disse a ele que o lance foi de interpret
ação e que não achei que houve a falta. Foi bola na mão e não mão na bola. Oró então me perguntou qual a diferença entre aquilo na mão e a mão naquilo...  Preferi encerrar o papo.

OSWALDO
O treinador do Galo quer mais criatividade por parte dos seus atacantes. Gente, é só não concentrar o Cazares, certamente ele vai criar um monte de problemas.

E AGORA?
O Corinthians pode até chegar ao título. Mas muita gente queimou a língua. Diziam que o campeonato por pontos corridos não tinha mais graça, que já estava definido, que o time paulista era mais que favorito. Pois bem, o que estamos vendo é a disputa por um título que não será ganho por antecedência. O vidente Renato Gaúcho tinha razão.

CLASSIFICAÇÃO
Há quem diga que o Galo tem ótimas chances de se classificar no G-7 Câmara.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec