Copa do Mundo
None

CRUZEIRO

De olho em valorização, Cruzeiro quer manter meia Arrascaeta, que deve disputar Copa do Mundo pela Seleção Uruguaia

Jogador tem recebido várias propostas, mas, no momento, ficará na Toca II

postado em 19/12/2017 17:40 / atualizado em 19/12/2017 18:26

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
Sempre que é aventada a possibilidade de o Cruzeiro  efetuar uma troca, os clubes envolvidos pedem Arrascaeta. São Paulo e Botafogo chegaram a solicitar o uruguaio em troca dos volantes Hudson e Bruno Silva. A diretoria celeste, claro, rechaçou a possibilidade. E internamente, até tratou o tema com bom humor. Arrascaeta só deixará a Toca da Raposa II por uma proposta com cifras muito maiores das que foram recebidas até o momento.

Sabe-se que o Orlando City, dos Estados Unidos, ofertou US$ 7 milhões por 50% dos direitos do camisa 10. Uma equipe do futebol chinês também teria manifestado o interesse na aquisição do jogador. Porém, por opção do próprio Arrascaeta, tais possibilidades foram descartadas. É que o atleta pretende se manter num clube onde tenha visibilidade para continuar a ser convocado por Oscar Tabárez, técnico da Seleção Uruguaia. Provavelmente, o meia-atacante cruzeirense estará na lista dos 23 relacionados para a Copa do Mundo de 2018.

YURI CORTEZ/AFP PHOTO
A cúpula celeste também vislumbra uma valorização dos direitos econômicos de Arrascaeta. De posse de “apenas” 30%, o clube quer lucrar em cima do que foi gasto na contratação. Parte do que deveria ser pago ao Defensor, do Uruguai, está em atraso (cerca de 1 milhão de euros). O processo corre há algum tempo na Fifa.

Arrascaeta está em vias se tornar o estrangeiro com mais partidas pelo Cruzeiro. Com 140 jogos, está abaixo somente do argentino Roberto Perfumo, zagueiro que jogou na Raposa entre 1971 e 1974 (141 jogos). Autor de 35 gols, ele ocupa o quarto posto entre os gringos artilheiros. Acima estão o boliviano Marcelo Moreno, com 45; o espanhol Fernando Carazo, com 44; e o argentino Walter Montillo, com 36.

Em entrevista antes da cerimônia de posse na presidência do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá afirmou que recebe, com frequência, consultas de clubes para a contratação do uruguaio. O objetivo, contudo, é mantê-lo no grupo que disputará a Copa Libertadores em 2018.

A proposta por Arrascaeta sempre vem acontecendo, porque é um excelente jogador. Tanto que todas as vezes que nós começamos alguma negociação, uma das moedas de troca que todo clube quer é o Arrascaeta. Porque ele é um grande jogador, mas ele é de uma importância excepcional para o Cruzeiro. Nós vamos necessitar dele nessa maratona de jogos que vamos ter em 2018”.

Wagner admite que nenhum atleta do grupo tem status de "inegociável", mas qualquer transferência só acontecerá por valores que compactuem com as exigências da diretoria. “Não existe nada no mundo que não seja negociável. Depende da proposta, das condições. Isso a gente tem que ver. Mas, até agora, não tem nenhuma proposta que nos fez sentir confortável em atender.”

Tags: mercadobola interiormg seriea copa2018 arrascaeta cruzeiro uruguai