Copa do Mundo
None

BOLA MÚNDI

Menos drama, Neymar...

postado em 25/01/2018 08:00 / atualizado em 24/01/2018 23:22

Menos drama, Neymar...

Menos de sete meses após se transferir para o Paris Saint-Germain como a maior transação da história, Neymar teria revelado a amigos estar ‘decepcionado’ com o nível do futebol francês. Ele estaria irritado com o estilo de jogo defensivo e fisicamente forte, onde a pancada ‘corre solta’. Mas é melhor baixar um pouco a bola. Além de demonstrar certo desconhecimento, o camisa 10 se apoia em meias verdades...

No quesito “média de faltas” por partida, entre os cinco maiores campeonatos da Europa, na temporada passada o Francês foi superado apenas pelo Inglês: 26 contra 23. Itália e Espanha (28) e Alemanha (29) completaram o ‘ranking’ com números um pouco superiores. Já em relação aos gols, a coisa muda de figura: o Francês teve média de 2,6 por partida, ficando atrás de Inglaterra (2,8), Alemanha (2,86), Espanha (2,94) e Itália (2,95).

AFP / CHRISTOPHE SIMON


É certo que, fora o próprio PSG, apenas Lyon, Monaco e Olympique têm equipes de melhor nível, mas a situação não é lá muito diferente do que ocorre na Alemanha, Itália e até mesmo Espanha, onde Neymar jogava até o ano passado: três ou quatro lutam pelas primeiras posições e o resto... é resto.

A reclamação pública de Neymar parece mais ‘choro de garoto mimado’, ‘birra’ do craque, que ainda não teria engolido o fato de ter sido vaiado por parte da torcida ao não permitir que Cavani cobrasse pênalti nos 8 a 0 sobre o Dijon. Há quem diga que tudo faz parte da criação de um ‘cenário’ para uma possível transferência ao Real Madrid já no ano que vem, que envolveria até Cristiano Ronaldo... Melhor acreditar que não seja verdade.

Neymar precisa entender que tem de dar a resposta em campo. Se levar o time às quartas de final da Liga dos Campeões, eliminando o Real de CR7 e cia (duelos em 14 de fevereiro e 6 de março), não lhe faltará apoio das arquibancadas. Fora das duas ultimas partidas (derrota para o Lyon, no Francês, e vitória sobre o Guingamp, pela Copa da França), Neymar voltar ao time sábado, diante do Montpellier, sétimo colocado do Nacional (31 pontos), mas melhor defesa do torneio (15 gols em 22 jogos). Se prepare, craque!
 
Negócio das arábias

Uma polêmica agitou a Espanha esta semana: nove jogadores da Arábia Saudita foram anunciados por equipes locais (três da elite e quatro da segunda divisão) como parte de acordo entre a Liga de Futebol Espanhola e o governo árabe. O “detalhe” é que o país do Oriente Médio bancará os salários e pagará ‘prêmios’ de até 1 milhão de euros para quem abriu espaço para seus atletas. Em outras palavras, os sheiks deram um jeitinho de “comprar as vagas”...  A prática imediatamente gerou críticas, em especial da Associação de Jogadores da Espanha (AFE), que vê o fator esportivo ser deixado de lado pelo aspecto econômico.
 
Respeito sempre

Após quase oito anos de serviços prestados ao Barcelona, chegou a hora do adeus para o argentino Mascherano, de 33 anos, vendido para o Herbei Fortune, da China, por 10 milhões de euros. Com 334 partidas e 18 títulos conquistados pelo Barça (destaque para duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e quatro Campeonatos Espanhóis), o volante/zagueiro recebeu as devidas honras do clube, inclusive com mensagens dos agora ex-companheiros, como Messi. Mesmo longe de ser um craque, na acepção da palavra, hermano terá direito até a um ‘jogo de despedida’.  Isso é respeitar quem sempre deu o sangue pelo time.
 
Recomeço precoce

Ainda muito jovens, dois jogadores brasileiros buscarão espécie de recomeço nesta janela de transferências: o meia Rafinha, de 24 anos, e o atacante Kenedy, de 21. Depois de ficar 290 dias sem jogar no Barcelona devido a lesão no joelho direito sofrida em abril de 2017, Rafinha atuará na Inter de Milão e corre contra o tempo para buscar vaga na Copa da Rússia (defendeu a Seleção em duas partidas). Já Kenedy, contratado pelo Chelsea como promessa, não conseguiu emplacar (só cinco jogos na temporada), e foi cedido ao Newcastle. Em 2016, já havia sido emprestado ao Watford, mas pouco jogou. Agora vai?
 
Já tem decisão

Muita gente nem sequer sabe que a competição começou, mas a Copa Libertadores já terá amanhã suas primeiras ‘decisões’: Wanderers (URU) x Olímpia (PAR); Oriente Petrolero (BOL) x Universitário (PER); Macara (EQU) x Deportivo Táchira (VEN), nos duelos de volta da primeira fase. Quem avançar, ainda terá longo caminho pela frente: precisa passar por mais um mata-mata para só depois entrar na fase de grupos do torneio... Haja fôlego.
 
Promessa de jogão

A final da Copa da Liga Inglesa promete. Depois de passar sufoco para despachar o modesto Bristol, 5º na segunda divisão inglesa (vitórias suadas por 2 a 1 e 3 a2), o Manchester City terá outro gigante pela frente na decisão, o Arsenal, que nessa quarta eliminou o Chelsea.  Com o City disparado na ponta da Premier League, conquistar a Copa da Liga salvaria a temporada dos Blues. Mas Pepe Guardiola, técnico dos Citzens, já garantiu força máxima de sua equipe para a finalíssima. Vai pegar fogo!
 
Fique ligado – Gedson Fernandes

Parte da nova ‘geração de ouro’ do futebol português, o volante Gedson Fernandes completou 19 anos no início do mês. Como ‘presente’ acaba de ser promovido ao time de cima do Benfica, onde atua desde 2009, após ter sido descoberto no pequeno Frielas. Titular da Seleção Lusitana desde o sub-15, foi campeão europeu sub-17 em 2016, sendo eleito para a seleção do campeonato. Gigantes europeus já estariam de olho nele...

Tags: frederico teixeira fuinternacional copa2018 neymar francesfut espanholfut inglesfut alemanhafut portuguesfut italianofut