Copa do Mundo
None

COPA 2018

Bélgica massacra Tunísia e praticamente se garante nas oitavas de final da Copa

Hazard e Lukaku foram, de novo, os nomes da vitória belga na Rússia

postado em 23/06/2018 10:58 / atualizado em 23/06/2018 12:48

AFP / Yuri CORTEZ

Enviado especial a Moscou

A Bélgica fez mais uma vítima na Rússia. Depois dos 3 a 0 sobre Panamá, na estreia, neste sábado goleou a Tunísia por 5 a 2, mostrando que é um dos times mais fortes da Copa do Mundo, ofensivamente falando. A defesa ainda deixa um pouco a desejar e é preciso esperar jogos contra adversários mais qualificados para ver como se comporta. No jogo no Estádio do Spartak, na capital russa, sobrou em campo e poderia ter feito mais, assim como sofrido gols, se o adversário fosse um pouco melhor.

Comandada por Hazard e De Bruyne e tendo Lukaku em grande forma, o certo é que o time comandado pelo espanhol Roberto Martinez tem deixado os belgas, e quem gosta de futebol, satisfeitos. O próximo compromisso será contra a Inglaterra, quinta-feira, às 15h (de Brasília), em Kaliningrado, quando poderá se tirar conclusões melhores de até onde pode chegar.

O certo é que a Bélgica se juntou a Rússia, Uruguai, França e Croácia como equipes que venceram as duas partidas disputadas até agora. E fez oito gols, sendo quatro de Lukaku, que marcou em 10 dos últimos 11 jogos em que esteve em campo pela sua seleção.

Com seis pontos, a Bélgica praticamente confirmou sua presença nas oitavas de final. A classificação não é matemática.

Dominando o jogo desde o primeiro minuto, a Bélgica abriu o placar aos 6min, depois de pênalti de Bem Youssef em Hazard. O próprio camisa 10 converteu: 1 a 0.

O segundo saiu nove minutos depois, com o matador Lukaku. Mertens aproveitou falha do lateral Maàlooul, avançou e serviu o camisa 9, que bateu cruzado, sem chance para o goleiro, fazendo o terceiro gol dele em dois jogos na Rússia: 2 a 0.

Os tunisianos responderam dois minutos mais tarde, em cobrança de falta de Khazri que Bronn desviou de cabeça, diminuindo: 2 a 1.

O jogo seguiu franco, com ambas as equipes melhor no ataque que na defesa. Mesmo tendo perdido os defensores Bronn e Syan Bem Youssef, contundidos, no primeiro tempo, a Tunísia não se abateu e saiu em busca do empate.

Com isso, deu espaço aos belgas, que têm muita qualidade no ataque. Aos 47min, Hazard puxou contra-ataque e serviu De Bruyne, que poderia ter chutado, mas cruzou rasteiro. Lukaku não chegou a tempo.

Logo na sequência, porém, o artilheiro não desperdiçou. Ele recebeu de Murneir e tocou com categoria por cima de Mustapha, que saiu tentando abafar: 3 a 1.

Logo no começo do segundo tempo, os norte-africanos tentaram ameaçar, mas quem voltou a marcar foram os europeus. Aos 5min, Hazard foi lançado, tirou de Mustapha e tocou para o gol vazio: 4 a 1.

Aos 30min, poderia ter saído o quinto, pois Batshuayi foi lançado, passou pelo goleiro e tocou para o gol, mas Meriah tirou quase em cima da linha. Quatro minutos depois, Mustapha soltou chute de Carrasco, mas Batshuayai acertou o travessão de dentro da pequena área.

Com o fim da partida se aproximando e com as três alterações já feitas, ficou claro o cansaço dos tunisianos. E a Bélgica foi criando, e perdendo, chances. De tanto insistir, Batshuayi conseguiu marcar aos 44min, completando cruzamento de outro jogador que saiu do banco, Tielemans: 5 a 1.

Já nos acréscimos, a Tunísia fez mais um. Naguez cruzou rasteiro da direita, e Khazri, no meio da zaga, conseguiu desviar para o gol, fechando uma partida ótima de se ver: 5 a 2.

BÉLGICA 5 x 2 TUNÍSIA

Bélgica
Courtois; Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Meunier, Witsel,  De Bruyne, Carrasco, Harzard (Batshuayi 22 do 2º) e Mertens (Tielemans 40 do 2º); Lukaku (Fellaini 13 do 2º). Técnico: Roberto Martinez

Tunísia
Mustapha; Bronn (Naguez 23 do 1º tempo), Syan Ben Youssef (Alouane 40 do 1º), Meriah e Maàloul; Skhiri, Fakhreddine Ben Youssef, Sassi (Sliti 14 do 2º), Badri e Khaoui; Khazri. Técnico: Nabil Maaloul

Gols
Hazard 6, Lukaku 15 e 48 e Bronn 17 minutos do primeiro tempo; Hazard 5, Batshuayi 44 e Khazri 47 minutos do segundo tempo

Árbitro – Jair Marrufo (USA)
Assistentes – Corey Rockwell (USA) e Juan Sander (SLV)
Cartões amarelos – Sassi,
Público – 44.190
Local – Estádio do Spartak, Rússia

Tags: tunísia bélgica futnacional futinternacional copa2018