Copa do Mundo
None

CONEXÃO RÚSSIA

Russos lotam praça, mas para assistir filme que exalta soviéticos na corrida espacial

"Todos pareciam muito animados com o filme. Só não se falava em futebol"

postado em 11/06/2018 09:00 / atualizado em 15/06/2018 19:41

Renan Damasceno/Estado de Minas

Enviado especial

Sochi - Cidade que será base da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, Sochi teve uma noite de festa em praça pública, no sábado. Mas o motivo está longe de ser Copa do Mundo, que ainda aparece timidamente pelas ruas da cidade, palco da partida entre Portugal e Espanha, já na sexta-feira.

O motivo da reunião de mais de 2 mil pessoas em frente ao Teatro de Inverno, no centro de Sochi, era a exibição do filme Salyut 7, uma das tantas produções russas que exaltam o papel da União Soviética na corrida espacial durante a Guerra Fria. Os feitos dos astronautas e cosmonautas russos são motivos de muito orgulho para os locais. Iuri Gagarin, primeiro humano a viajar ao espaço, estampa souvenirs de todos os times e tem até estátua em Moscou.

O filme fechou a programação de um festival de cinema, o Kinotavr, que ocorre anualmente na cidade. Os moradores começaram a ocupar a praça ainda no fim de tarde. Mesmo sendo evento aberto, era preciso passar por detectores metálicos e um forte policiamento estava presente – como de costume em eventos abertos na Rússia, devido à tensão de ataques terroristas.

Turistas e moradores da cidade balneário às margens do Mar Negro assistiram ao filme movidos a pipoca doce e Kvass – uma bebida fermentada doce e refrescante, com baixo teor alcoolico, muito popular nos países do Cáucaso. Pela proximidade com a fronteira com a Geórgia, Sochi tem forte presença e influência de georgianos e armênios. Cardápios de alguns restaurantes trazem as opções no cirílico e no alfabeto georgiano.

Sábado, todos pareciam muito animados com o filme e com o verão agradável de Sochi. Só não se falava em futebol.

Tags: selefut copa2018 mundo do copa