Cristiano Ronaldo chega à quarta Copa do Mundo da carreira em grande momento. Eleito melhor jogador do mundo em 2016 e 2017 e candidato em 2018, ele vem de temporadas vitoriosas no Real Madrid, onde foi determinante para as conquistas do tetra da Liga dos Campeões da Europa e do tri do Mundial de Clubes da Fifa. Para completar, levou Portugal à sua maior conquista, a Eurocopa de 2016.
A expectativa é que Cristiano Ronaldo, aos 33 anos, finalmente consiga brilhar em um Mundial, apagando as atuações discretas em 2014 e em 2010. Em 2006, tinha apenas 21 anos e se destacava como um jovem promissor em uma equipe que tinha craques como Luís Fico e Deco.
O curioso é que foi na primeira participação que conseguiu a melhor colocação em Copas, chegando às semifinais. Na África do Sul, já como jogador consagrado, marcou gol na goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte, na primeira fase, mas foi só, pois o time acabou eliminado pela Espanha nas oitavas de final com derrota por 1 a 0. Já no Mundial do Brasil, Portugal não passou da primeira fase, em grupo que tinha Alemanha, EUA e Gana.
Um ponto a favor do gajo é o desejo insaciável por bater marcas e conquistar títulos. Ele soma 81 gols por Portugal e é o maior goleador da história do país, além de ser o jogador com mais gols por seleção em atividade. Ele já superou Pelé e está perto de passar o húngaro Puskas (84 gols). Do jeito que é, não é de se duvidar que tente até superar o iraniano Ali Daei (109 gols), que é o recordista.
Ele é um dos candidatos a ganhar a Chuteira de Ouro nesta temporada. Isso já ocorreu em 2007-2008, 2010-2011, 2013-2014 e 2014-2015.
COMPANHEIROS
Para completar o bom momento de CR7, a Seleção de Portugal mostra que tem condições de ser protagonista. Mesmo que não tenha chegado à final da Copa das Confederações de 2017, o time dirigido por Fernando Santos não teve dificuldades para se classificar diretamente nas Eliminatórias Europeias, em grupo que tinha Suíça (que se garantiu na repescagem), Hungria, Letônia, Ilhas Faroe e Andorra.
A equipe lusa conta com jogadores experientes, como o zagueiro Pepe, os meio-campistas André Gomes e João Moutinho e o atacante Ricardo Quaresma.
NÚMEROS DO CRAQUE
81 pela Seleção
149 jogos por Portugal
3 Copas disputadas
FIQUE DE OLHO
HARRY KANE
Posição: Atacante
Idade: 24 anos (28/7/1993)
País: Inglaterra
Clube: Tottenham-ING
Artilheiro da Premier League nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017 (25 e 29 gols, respectivamente), Henry Kane tem tudo para se destacar também com a Seleção Inglesa. Aos 24 anos, o jogador parece estar no auge físico e técnico e vem estabelecendo marcas a cada vez que entra em campo. Ele deixa os torcedores sonharem em repetir o feito de Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo de 1986, no México, com seis gols.
MARCELO
Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 29 anos (12/5/1988)
País: Brasil
Clube: Real Madrid-ESP
Titular tanto no clube quando na Seleção, o lateral-esquerdo terá, aos 30 anos, a segunda chance de ser campeão mundial pelo Brasil, o que já conseguiu três vezes com o Real Madrid. Ele vem atuando em alto nível, tanto defensiva quanto ofensivamente, sendo atleta de extrema importância para o esquema de Tite. Além da qualidade técnica, ele tem a favor a experiência de 11 anos no futebol europeu, todos pelo clube merengue. O bom entrosamento com Neymar faz o lado esquerdo do Brasil ser uma arma muito poderosa.