A Copa do Mundo de 2002, a 17ª da história, contou com a participação de 32 seleções e foi a primeira realizada em dois países. O Mundial aconteceu na Coreia do Sul e no Japão e marcou o pentacampeonato da Seleção Brasileira, em ano de ressurgimento de Ronaldo.
O Brasil teve campanha irregular nas Eliminatórias e só garantiu a classificação na última rodada. Na Copa, o time cresceu. Comandado por Ronaldo, que se mostrou totalmente recuperado das graves lesões no joelho, e Rivaldo, o time dirigido por Felipão conquistou o pentacampeonato com sete vitórias. O camisa 9 foi o artilheiro da edição, com 8 gols. Apesar de toda a volta por cima, o brasileiro viu o goleiro Oliver Kahn, da Alemanha, derrotada na final, ser eleito o melhor da competição.
O Mundial na Ásia foi sucesso de público, com uma média de mais de 42 mil pessoas por jogo. Mas foram as ‘zebras’ que passearam por Coreia e Japão e ganharam os holofotes. As quedas de França e Uruguai (num grupo com Dinamarca e Senegal) e Argentina, ainda na primeira fase, foram surpreendentes.
A Itália também deixou a Copa mais cedo do que se esperava: nas oitavas de final, em jogo polêmico contra a Coreia do Sul, dona da casa. O time sul-coreano, inclusive, foi uma das surpresas da Copa. Encerrou o Mundial em quarto, perdendo a disputa do terceiro lugar para a Turquia, outra equipe que deixou brilho na Ásia. Para chegar entre as quatro melhores, os turcos eliminaram Senegal nas quartas de final.
POSIÇÕES
POSIÇÕES
Campeão: Brasil
Vice: Alemanha
3º lugar: Turquia
4º lugar: Coreia do Sul
Artilheiro da edição: Ronaldo, do Brasil, com 11 gols
TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO
Primeira fase
Brasil 2 x 1 Turquia
Brasil 4 x 0 China
Costa Rica 2 x 5 Brasil
Oitavas
Brasil 2 x 0 Bélgica
Quartas
Inglaterra 1 x 2 Brasil
Semifinal
Brasil 1 x 0 Turquia
Final
Alemanha 0 x 2 Brasil