Superesportes

COPA DO MUNDO

Um dia após convocar Seleção para Copa, Lopetegui renova com Espanha

Treinador renovou contrato para comandar Seleção Espanhola até 2020

Estadão Conteúdo
Lopetegui está no comando da Seleção desde a eliminação do país nas oitavas de final da Eurocopa de 2016 - Foto: AFP / GABRIEL BOUYS
Um dia depois de anunciar a lista de 23 jogadores convocados para defender a Espanha na Copa do Mundo da Rússia, que começa no próximo dia 14 de junho, o técnico Julen Lopetegui teve confirmada nesta terça-feira a renovação do seu contrato para dirigir a Seleção do país até 2020, quando ocorrerá a próxima edição da Eurocopa.

O acordo foi oficializado pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que informou que o acordo foi firmado em reunião que contou com a presença do presidente da entidade, Luis Rubiales, e o diretor esportivo Fernando Hierro, ex-capitão da Seleção Espanhola.

Ao anunciar a renovação do compromisso com o treinador, a RFEF exaltou a "espetacular sequência de 18 partidas sem perder" que ele acumula à frente da equipe nacional e a "brilhante classificação" para o Mundial por meio da ótima campanha realizada nas Eliminatórias Europeias.

No qualificatório do Velho Continente para a Copa de 2018, a Espanha contabilizou nove vitórias e um empate em dez partidas e terminou na liderança disparada do Grupo G, no qual ficou cinco pontos à frente da Itália, derrotada por 3 a 0 pelos espanhóis em um dos jogos desta campanha e que depois fracassaria contra a Suécia na repescagem por vaga no Mundial.

Lopetegui assumiu o comando da Espanha após a eliminação do país nas oitavas de final da Eurocopa de 2016, sofrida diante da Itália, e chegou ao cargo com a experiência de quem faturou títulos europeus com as Seleções Espanholas de base no início desta década.

"Tenho que agradecer a confiança em mim e em meu corpo técnico. Reconhecemos isso com o máximo orgulho e responsabilidade antes do Mundial", afirmou o treinador, por meio de declarações reproduzidas nesta terça pela RFEF.

O presidente da entidade, por sua vez, ressaltou: "Não podíamos deixar escapar Julen e sua comissão. A admiração profissional e o respeito que sentimos por ele é máximo e queremos tornar público o ato de sua renovação até 2020. Temos com ele muitas esperanças para a Copa do Mundo".

Hierro também celebrou a renovação do contrato. "É a continuidade do projeto, que está sendo feito com tempo, a aposta era clara e levamos tempo avançando com esta questão. Para mim estava claro desde início. Espero que fique aqui até 2020, 2024 ou 2026 porque conhece a casa e é um grande profissional", disse o dirigente.

A Espanha vai abrir a sua campanha na Copa no dia 15 de junho, contra Portugal, em Sochi, em jogo válido pelo Grupo B, no qual ainda terá pela frente Marrocos e Irã. Antes da competição, os espanhóis farão amistosos contra Suíça e Tunísia, respectivamente nos dias 3 e 9 de junho..