Copa do Mundo
None

COPA DE 1950

Morre Walter Bahr, último herói da histórica vitória dos EUA sobre a Inglaterra, em BH, pela Copa de 1950

Walter Bahr, de 91 anos, morreu em Boalsburg, na Pensilvânia, nos EUA

postado em 18/06/2018 19:46 / atualizado em 18/06/2018 19:46

Divulgação/United States Soccer
Um dos maiores ícones do futebol norte-americano, o ex-jogador Walter Bahr morreu nesta segunda-feira, na cidade de Boalsburg, no estado da Pensilvânia, aos 91 anos. O falecimento ocorreu devido a complicações caudas por uma fratura no quadril. A história dele está diretamente ligada ao futebol mineiro. Bahr era o último atleta americano vivo presente na histórica vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra, por 1 a 0, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela Copa do Mundo de 1950.
O triunfo diante dos ingleses foi uma zebra, já que a Inglaterra era ampla favorita e os Estados Unidos tinham um time formado, em sua maioria, por amadores. O resultado no Independência é lembrado como uma das maiores façanhas do futebol mundial. A Federação Americana de Futebol publicou no Twitter uma mensagem ao “herói” Bahr.

A partida virou tema até um documentário, chamado “Duelo de Campeões”, lançado em 2005. O jogo ficou conhecido como “The Miracle Match” (A Partida Milagrosa).

O zagueiro Bahr foi o autor do cruzamento para o gol inesperado e decisivo do atacante Joe Gaetjens, de cabeça, diante dos ingleses. A vitória foi a única dos Estados Unidos naquele Mundial. A seleção foi eliminada na fase de grupos. O “Dream Team” (Time dos Sonhos) perdeu para Espanha (3 a 1) e Chile (5 a 2).

Bahr atuou 19 vezes pela Seleção dos Estados Unidos, entre 1948 e 1957. Depois, ele treinou equipes na Pensilvânia, enquanto trabalhava como professor de educação física. O ex-defensor também foi treinador da equipe de futebol masculino da Universidade Estadual da Pensilvânia, de 1974 a 1988.

Ficha técnica
Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra
Data: 29/06/1950
Motivo: segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - Grupo 2
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais
Estádio: Independência
Gol: Joe Gaetjens, aos 38 minutos do primeiro tempo
Estados Unidos: Frank Borghi; Harry Keough, Joe Maca, Ed McIlvenny, Charlie Colombo e Walter Bahr; Gino Pariani, John Souza, Frank Wallace e Ed Souza; Joe Gaetjens; Técnico: William Jeffrey.
Inglaterra: Bert Williams; Alf Ramsey, John Aston e Billy Wright; Laurie Hughes e Jimmy Dickinson; Wilf Mannion, Tom Finney, Jimmy Mullen, Stan Mortensen e Roy Bentley; Técnico: Walter Winterbottom.

Tags: estados unidos copa1950 inglaterra independência inglesfut interiormg seriea interiormg copa2018 futinternacional