Copa do Mundo
None

COPA 2018

Um dos brasileiros de vídeo machista gravado na Rússia é PM e já trabalhou em protesto feminista no Dia Internacional da Mulher

Tenente teve a identidade confirmada pela PM de Santa Catarina

postado em 19/06/2018 13:28 / atualizado em 19/06/2018 13:41

Reprodução/Internet

O tenente Eduardo Neves é um dos homens brasileiros que aparecem em vídeo em que assediam uma mulher estrangeira na Rússia. A identidade foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), na manhã desta terça-feira.

Eduardo Neves serve em Lages, Região Serrana de Santa Catarina. Por meio de nota, a PMSC informou que ‘abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar’, que está de férias na Rússia. Em rede social da corporação, usuários cobram punição ao policial.

No vídeo que viralizou na internet, turistas brasileiros que foram à Rússia para acompanhar a Copa do Mundo assediam uma pessoa que não fala português. Os homens cantam música em alusão à cor do órgão sexual da mulher, que aparece nas filmagens sem entender bem o que estava ocorrendo.

Além de Eduardo Neves, outro brasileiro envolvido no caso já foi identificado. Trata-se do advogado Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e atrizes já se posicionaram contrariamente à atitude dos homens.

Histórico

Reprodução/UOL/NSC TV (TV Globo)

De acordo com informações publicadas pelo Uol, o tenente Eduardo Neves trabalhou, em 8 março de 2018 - o Dia Internacional da Mulher -, em um protesto feminista, em Lages. Na ocasião, o policial deu entrevista à NSC TV, afiliada da Globo na região, em que disse que a corporação intensificou a atuação na área por conta de denúncias de assédio.

Leia, na íntegra, a nota divulgada pela Polícia Militar de Santa Catarina

Sobre um vídeo gravado na Rússia, em que um grupo de homens brasileiros desrespeita uma cidadã estrangeira, a Polícia Militar de Santa Catarina esclarece que:

1. Um policial militar foi identificado como um dos integrantes que aparecer no vídeo;
2. A corporação não corrobora com este tipo de atitude que é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no Regulamento Disciplinar e no Estatuto da PMSC, independentemente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento, devendo portanto, responder por suas atitudes.
3. Assim que se der seu retorno, a corporação abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.

Quartel do Comando-Geral, 19 de junho de 2018.
JOÃO BATISTA RÉUS
Tenente-coronel PM Chefe
Centro de Comunicação Social

Tags: copa2018 machismo assedio