Copa do Mundo
None

COPA DO MUNDO

Média de gols inferior a 2014, VAR 'em campo', gigantes decepcionam: veja detalhes da primeira rodada da Copa da Rússia

Rodada de abertura da Copa contou com momentos inusitados e históricos

postado em 19/06/2018 20:00 / atualizado em 19/06/2018 20:21

AFP / Mladen ANTONOV
A primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, encerrada nesta terça-feira, registrou 38 gols (média de 2,3 por jogo). Foram 11 gols a menos nessa mesma etapa em relação ao Mundial no Brasil, em 2014. Na ocasião, a média era de 3 gols por partida.

Por outro lado, a edição russa vai superando com folga, no quesito gols, o Mundial de 2010, na África do Sul. Oito anos atrás, saíram 25 gols em 16 jogos, com média discreta de 1,5 gol por confronto.


O duelo ibérico, entre Portugal e Espanha, foi o que teve mais bolas na rede. As seleções empataram em 3 a 3. O craque português Cristiano Ronaldo, responsável por um hat-trick, foi o jogador que fez mais gols na primeira rodada. Atrás dele, o russo Cheryshev, o espanhol Diego Costa, o belga Lukaku e o inglês Harry Kane marcaram dois tentos cada. Com isso, do número total de gols, os cinco jogadores foram responsáveis por onze: 28,94%. 

VAR pela primeira vez na Copa
AFP / Luis Acosta

E a primeira rodada poderia ter mais gols, ainda mais depois da inclusão do VAR. O árbitro de vídeo ‘entrou em campo’ em três oportunidades. A primeira vez na história das Copas foi quando o uruguaio Andrés Cunha assinalou pênalti do australiano Joshua Risdon sobre Antoine Griezmann. O meia não perdoou e marcou o primeiro gol da vitória francesa sobre a Austrália por 2 a 1, pelo Grupo C. Mais tarde, foi a vez do peruano Cueva ser beneficiado pela tecnologia. Entretanto, o meia são-paulino desperdiçou a oportunidade e mandou para fora. O erro foi crucial para o Peru, que depois sofreu gol e acabou derrotado para a Dinamarca por 1 a 0, também pelo Grupo C. Por fim, foi a vez da Suécia experimentar a sensação de comemorar após uso do VAR. O zagueiro Granqvist marcou e garantiu a vitória sueca sobre a Coreia do Sul por 1 a 0, pelo grupo F.
 
Quem não gostou nem um pouco da arbitragem de vídeo foi o sérvio Prijovic. O jogador foi flagrado quando deu um tapa em um jogador da Costa Rica e quase foi expulso ao ser amarelado. Mesmo assim, no fim do jogo, ele pôde comemorar ao lado de seus companheiros, já que, com gol de Kolarov, de falta, a Sérvia venceu por 1 a 0. 

Gols de falta 
AFP / Odd ANDERSEN
Além de Kolarov, lateral da Roma, outros três jogadores também puderam celebrar após marcar em cobrança de falta. O primeiro foi o russo Golovin, que fez nos minutos finais da vitória do país-sede. Depois, Cristiano Ronaldo, em cobrança espetacular, ‘matou’ o goleiro De Gea e decretou o empate português com a Espanha. O último foi marcado pelo colombiano Quintero em cobrança ‘a la Ronaldinho Gaúcho’, por baixo da barreira. O belo gol não foi suficiente para ajudar a Colômbia. A seleção dos “Cafeteiros” perdeu por 2 a 1 para o Japão, sendo a primeira vez na história que a Seleção nipônica vence uma sul-americana. 
 
Gigantes passando vergonha 
AFP / KHALED DESOUKI
 
A estreia da Copa contou com outros fatos inusitados e históricos. A Alemanha perdeu para o México e pela primeira vez foi derrotada em estreia de Mundial após ter vencido o anterior. A Seleção Brasileira foi outra infeliz. O time de Tite empatou com a Suíça por 1 a 1, pelo Grupo E. A última vez que terminou um duelo de estreia na Copa empatado foi há 40 anos, em 1978, na Argentina, quando também ficou no 1 a 1 com a Suécia. 

Quem também pretende esquecer a abertura da Copa na Rússia é a Seleção Argentina. Mesmo com Messi, que perdeu pênalti, os “hermanos” empataram com a Islândia, novata em disputa de Copas. Outra estreante foi o Seleção do Panamá, mas essa não deu muita sorte e perdeu por 3 a 0 para a forte “Geração Belga”, pelo Grupo G. 

Veja o desempenho das Seleções sul-americanas na primeira rodada
AFP / Anne-Christine POUJOULAT
 
A Seleção Uruguaia, do cruzeirense Arrascaeta, foi a única da América do Sul que saiu vitoriosa. A celeste superou a defesa egípcia e venceu por 1 a 0 com gol do zagueiro Giménez.

Uruguai 1 x 0 Egito 
Dinamarca 1 x 0 Peru 
Argentina 1 x 1 Islândia 
Brasil 1 x 1 Suíça 
Japão 2 x 1 Colômbia 
 
Outros fatos históricos e inusitados
- O colombiano Carlos Sánchez é expulso com dois minutos e 56 segundos, se tornando a segunda expulsão mais rápida da história nas Copas, atrás apenas do uruguaio José Batista, expulso com apenas 54 segundos  no Mundial de 1986, no México.
- Sete gols foram marcados nos minutos finais da partida.  
- Primeira rodada contou com quatro gols contra:  Bouhaddouz (Marrocos), Bahich (Austrália), Etebo (Nigéria) e Thiaco Cionek (Polônia).
- O russo Golovin deu duas assistências na vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita e é o líder no quesito. 

Tags: Copa do Mundo inglesfut italianofut alemanhafut espanholfut futinternacional copa2018 selefut