Copa do Mundo
None

COPA 2018

Em novo vídeo machista, homem cita Montes Claros ao assediar estrangeira na Rússia

Sem ter noção do teor dos termos, mulher repetiu palavras de cunho sexual

postado em 20/06/2018 15:30 / atualizado em 20/06/2018 17:29

Instagram/reprodução

Colaborou Luiz Ribeiro, de Montes Claros

Mais um caso de assédio a mulheres na Rússia, durante a Copa do Mundo, tornou-se público nesta quarta-feira ao ser viralizado em grupos de Whatsapp. Desta vez, o autor cita a cidade de Montes Claros enquanto induz uma estrangeira a falar palavras obscenas em português, sem que ela saiba o real conteúdo da frase. 

A estrangeira traja uniforme de voluntários da Copa do Mundo da Rússia. No vídeo, o torcedor veste a camisa da Seleção Brasileira e pede para que ela repita palavras de cunho sexual. “Você vai dar para todo mundo de Montes Claros”. Em seguida, ele sugere à mulher que diga mais uma frase: “Montes Claros, melhor b* do mundo”. A garota, sem ter noção do teor dos termos, atendeu aos pedidos sorrindo.

A imagem do autor no reflexo dos óculos escuros da mulher estrangeira ajudou a identificá-lo em Montes Claros, no Norte de Minas. Trata-se de Leandro Dias. A família dele tem lojas em um shopping popular da cidade. Nenhum familiar quis se pronunciar sobre o vídeo produzido por ele na Rússia.

Outros casos

São vários os casos de assédio praticados por brasileiros na Rússia durante a Copa do Mundo. No primeiro vídeo de maior repercussão, homens que foram ao país europeu assediam uma pessoa que não fala português. Eles cantam uma música em alusão à cor do órgão sexual da mulher, que aparece nas filmagens sem entender bem o que estava ocorrendo. 

Dos seis homens que aparecem no vídeo com a mulher estrangeira, o primeiro identificado foi o advogado Diego Valença Jatobá, ex- secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Ele exerceu o cargo durante a gestão do prefeito Pedro Serafim (PDT) e já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em 2015. Diego descumpriu o artigo 89 Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/93) e firmou, sem licitação, 12 contratos ilegais para contratar atrações artísticas em nome da prefeitura de Ipojuca.

O segundo identificado foi o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Neves é um dos homens brasileiros que aparecem em vídeo em que assediam uma mulher estrangeira na Rússia. A identidade foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), na manhã desta terça-feira.

Moradores de Jaicós, no Piauí, identificaram nessa terça-feira mais um homem que aparece no vídeo. Trata-se do empresário Luciano Gil Mendes Coelho. O jornal piauiense O Dia revelou que ele já foi preso em uma operação da Polícia Federal que desarticulou esquema de desvio de dinheiro público. A fraude ocorreu em licitações da prefeitura de Araripina, em Pernambuco, no ano de 2015, quando Luciano ocupou cargo de inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).

Demissão

Outro caso de grande repercussão aconteceu com dois brasileiros assediando três mulheres na Rússia. Eles pedem às garotas, que não falam português, para repetir a frase ‘eu quero dar a b... para vocês’. Ao final, os brasileiros dão gargalhadas.

Um dos envolvidos foi identificado e acabou demitido da empresa onde trabalhava. A companhia aérea Latam confirmou nesta quarta-feira a demissão do supervisor de aeroportos Felipe Wilson.

Em nota, a Latam afirma que “repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa”. A empresa afirma, ainda, que “tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta”.

Prática até contra crianças

Um torcedor brasileiro, que acompanha a Copa do Mundo na Rússia, gravou e divulgou um vídeo contra duas criança com teor homofóbico. Em vídeo que circula nas redes sociais, os menores de idade repetem termos em português, sob a orientação do rapaz.

O brasileiro pediu para que um dos garotos estrangeiros repetisse as seguintes frases: “Eu sou filho da puta”, “eu sou viado” e “eu dou para o Neymar”. O torcedor insistiu e conseguiu as respostas conforme orientou o garoto.

Tags: copa do mundo montes claros copa2018 copa assédio brasil