Copa do Mundo
None

COPA 2018

Brasileiro que assediou crianças se desculpa com vítimas e 'nação russa' em novo vídeo

Ele publicou pronunciamento em seu Twitter nesta quarta-feira

postado em 20/06/2018 16:41 / atualizado em 20/06/2018 16:41

O brasileiro Lucas Marcelo, que assediou crianças estrangeiras com termos homofóbicos na Rússia, gravou novo vídeo se desculpando pelo que chama de “brincadeira”. Nas imagens, ele tenta se retratar com a “nação russa” e diz que “esse tipo de brincadeira não faz parte da nossa nação brasileira”. 

“Meu nome é Lucas Marcelo e estou fazendo esse vídeo para pedir desculpas ao menino e a toda nação russa pela brincadeira que fiz. Ter gravado um vídeo com ele, foi um vídeo infantil da minha parte. Achei que não foi certo. Quero esclarecer também que esse tipo de brincadeira não faz parte da nossa nação brasileira, no Brasil, e estou completamente arrependido por ter feito essa brincadeira e peço desculpas a todo mundo. É isso”, diz ele no Twitter. 

No vídeo do assédio que viralizou nas redes sociais, Lucas pediu para que um dos garotos estrangeiros repetisse as seguintes frases: “Eu sou filho da puta”, “eu sou viado” e “eu dou para o Neymar”. O brasileiro insistiu e conseguiu as respostas.

Outros casos

São vários os casos de assédio praticados por brasileiros na Rússia durante a Copa do Mundo. No primeiro vídeo de maior repercussão, turistas brasileiros que foram ao país europeu assediam uma pessoa que não fala português. Os homens cantam música em alusão à cor do órgão sexual da mulher, que aparece nas filmagens sem entender bem o que estava ocorrendo. 

Dos seis homens que aparecem no vídeo com a mulher estrangeira, o primeiro identificado foi o advogado Diego Valença Jatobá, ex- secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Ele exerceu o cargo durante a gestão do prefeito Pedro Serafim (PDT) e já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em 2015. Diego descumpriu o artigo 89 Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/93) e firmou, sem licitação, 12 contratos ilegais para contratar atrações artísticas em nome da prefeitura de Ipojuca.

O segundo identificado foi o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Neves é um dos homens brasileiros que aparecem em vídeo em que assediam uma mulher estrangeira na Rússia. A identidade foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), na manhã desta terça-feira.

Moradores de Jaicós, no Piauí, identificaram nessa terça-feira mais um homem que aparece no vídeo. Trata-se do empresário Luciano Gil Mendes Coelho. O jornal piauiense O Dia revelou que ele já foi preso em uma operação da Polícia Federal que desarticulou esquema de desvio de dinheiro público. A fraude ocorreu em licitações da prefeitura de Araripina, em Pernambuco, no ano de 2015, quando Luciano ocupou cargo de inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).

Demissão

Outro caso de grande repercussão aconteceu com dois brasileiros assediando três mulheres na Rússia. Eles pedem às mulheres, que não falam português, para repetirem a frase ‘eu quero dar a b... para vocês’. Ao final, os brasileiros comemoram a fala das moças.

Um dos envolvidos foi identificado e acabou demitido da empresa onde trabalhava. A companhia aérea Latam confirmou nesta quarta-feira a demissão do supervisor de aeroportos Felipe Wilson. 

Em nota, a Latam afirma que “repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa”. A empresa afirma, ainda, que “tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta”.

Caso com torcedor de Montes Claros

Em novo caso, um brasileiro, teoricamente de Montes Claros, em Minas Gerais, gravou e divulgou o próprio assédio a uma mulher vestida com uniforme de funcionários da Copa do Mundo. No vídeo, ele pede para que ela repita palavras de cunho sexual.

O torcedore pede para a garota repetir a seguinte frase: “Você vai dar para todo mundo de Montes Claros”. Logo depois, ele sugere à menina mais uma fala: “Montes Claros, melhor b* do mundo”. A garota, sem ter noção do teor das palavras que dizia, repetiu as frases aos risos.

Tags: assédio copa2018 brasileiro vídeo twitter