Copa do Mundo
None

COPA 2018

Seleção Brasileira enfrenta Costa Rica em São Petersburgo sem direito a tropeço

Seleção terá mesma base da estreia, mas vai com mudança forçada na lateral

postado em 21/06/2018 21:59 / atualizado em 22/06/2018 00:03

AFP / GABRIEL BOUYS


Enviado especial a São Petersburgo

Duas palavras têm norteado o discurso do técnico Tite à frente da Seleção Brasileira: confiança e coerência. Em nome desses dois mantras, o treinador vai manter dez titulares da estreia na partida contra a Costa Rica, nesta sexta, às 9h (de Brasília), na Arena São Petersburgo, pela segunda rodada do Grupo E. A única mudança foi forçada: com uma contusão no quadril, o lateral-direito Danilo será substituído por Fagner, do Corinthians.

A partida ganhou clima de decisão depois do empate dos brasileiros com a Suíça por 1 a 1 e a derrota dos costarriquenhos para a Sérvia por 1 a 0. Uma derrota nesta sexta, para qualquer um dos dois, pode significar um adeus às oitavas de final.

Além do triunfo ser fundamental para o Brasil – de preferência por bom saldo de gols –, a partida é a chance para os jogadores retribuírem a confiança do treinador e da torcida. A começar por Thiago Silva, escolhido capitão, marcado como um dos rostos da vexatória campanha na última Copa. “Vejo como um ponto positivo para mim, depois de um período fora das convocações, ter retornado com nível para a Seleção. Foi especial”, contou Thiago, que destacou a concentração do time. “A equipe está ciente daquilo que vamos enfrentar, equipe de qualidade, fez excelente Copa do Mundo no Brasil. Estamos loucos para dar a volta por cima”, disse.

AFP / GABRIEL BOUYS

A grande expectativa, claro, é em torno do desempenho de Neymar. Depois de ser caçado contra os suíços, recebendo 10 das 19 faltas do Brasil, e abandonar o treino de terça-feira por causa de uma bolada, o camisa 10 precisa mostrar seu poder de decisão. Tite garantiu que, embora o jogador não esteja com 100% de suas condições, não está jogando no sacrifício. “Não é sacrifício, é processo evolutivo. Queremos vencer. Estamos em uma Copa do Mundo, mas técnico não vai pagar preço de saúde e desonestidade para vencer. Vai pagar porque ficou nervoso, que não pensou bem o jogo, mas esses valores de saúde e desonestidade, ele não vai pagar, não”, garantiu o técnico.

Outro jogador de ataque que terá de dar a volta por cima é Gabriel Jesus. Artilheiro da era Tite, com 10 gols, o atacante do Manchester City mostrou-se nervoso na estreia e deu apenas um chute a gol, para fora. Mais jovem jogador do grupo, Jesus tem a sombra de Roberto Firmino, que o substituiu no segundo tempo, em Rostov do Don, e vive grande fase no Liverpool. Um gol do centroavante nesta sexta seria um alívio para ele e para o técnico Tite para a continuidade da Copa.

Quem também não estreou bem foi o volante Paulinho. Ele teve o nome citado pelo próprio treinador em entrevista. Caso repita a atuação, é bem possível que abra espaço para Renato Augusto no decorrer da partida. Outro atleta do meio-campo que precisa render melhor é Willian, o último a ganhar vaga no time titular no quarteto ofensivo ao lado de Coutinho, Neymar e Jesus.

SALDO DE GOLS

Para trazer tranquilidade, o ideal é que o Brasil confirme o favoritismo e vença por bom saldo de gols nesta sexta-feira. Como os sérvios venceram a Costa Rica apenas por 1 a 0, o saldo de gols pode ser fundamental como critério de desempate na última rodada, quando brasileiros e sérvios vão se encontrar, quarta-feira, na Spartak Arena, em Moscou.

AFP / CHRISTOPHE SIMON

Dos fatores extra-campo, dois assuntos vêm sendo discutidos. Um positivo: o apoio da torcida brasileira que recepcionou a delegação com festa na noite de quarta-feira. Jogadores ficaram animados, dançaram no ônibus e registraram nas redes sociais. “Tem componente emocional muito forte e, claro, que a gente fica contente. Paralelamente a isso, nível de concentração alto”, garantiu o treinador.

O outro é negativo: as noites curtas de São Petersburgo que, de quinta para sexta-feira, teve a noite mais curta do ano, com o sol se pondo quase às 23h e nascendo por volta de 3h30 – o fenômeno é conhecido como noite branca.

FICHA TÉCNICA

Brasil
Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro e Paulinho; Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Costa Rica
Keylor Navas; Gamboa, Acosta, González, Oviedo; Duarte, Guzmán e Celso Borges; Venegas, Bryan Ruiz e Ureña. Técnico: Óscar Ramírez

Copa do Mundo (Segunda rodada do Grupo E)
Estádio: Arena São Petersburgo, em São Petersburgo
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zein (HOL)


Tags: costa rica futinternacional funacional selefut brasil