Copa do Mundo
None

COPA DO MUNDO

Brasil tem duelo direto contra Sérvia para confirmar presença nas oitavas da Copa

Seleção encara sérvios às 15h e espera sacramentar vaga sem sustos

postado em 27/06/2018 07:01 / atualizado em 27/06/2018 00:24

YURI KADOBNOV/AFP
Enviado especial a Moscou

Em uma Copa do Mundo que psicológico, choro e estabilidade emocional passaram a ser discutidos tão ou até mais que o futebol apresentado dentro das quatro linhas, a Seleção Brasileira enfrenta a Sérvia nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), na Spartak Arena, sofrendo uma pressão a que não está acostumada por classificação. Quase sempre, o Brasil decide o futuro nas primeiras duas partidas ou tem um terceiro jogo contra equipes mais fracas tecnicamente. Mas, desta vez, os brasileiros terão um confronto direto pela classificação. Avança com vitória ou empate. Se perder, está fora. Já a primeira colocação vai depender do resultado entre Suíça e Costa Rica, que jogam no mesmo horário, em Níjni Novgorod – os brasileiros têm um gol a mais que os suíços, que também têm quatro pontos.

O Brasil empatou com a Suíça por 1 a 1 e venceu a Costa Rica por 2 a 0. A campanha de pontos é igual a de 2014, mas, há quatro anos, o Brasil confirmou a ida para as oitavas contra o já eliminado Camarões, vencendo por 4 a 1 – diferentemente desta terça-feira, quando enfrenta um adversário que sonha com classificação histórica.

Desde 1982, o Brasil termina a primeira fase em primeiro lugar. Neste período, sofreu apenas uma derrota (para a Noruega, na última rodada de 1998, quando já estava classificado) e três empates (sendo que, contra a Suécia, em 1994, e Portugal, em 2010, também estava garantido nas oitavas). Na Argentina’1978, o time de Cláudio Coutinho empatou com Suécia (1 a 1) e Espanha (0 a 0) e venceu a Áustria por 1 a 0, com gol solitário de Roberto Dinamite.

“A gente sabe da importância, e sabe lidar com essa pressão. Somos Seleção Brasileira, estamos habituados com esse tipo de pressão. Se ganharmos, vamos passar em primeiro como costuma ser em todas as Copa. Estamos habituados a esse tipo de pressão”, afirmou o zagueiro Miranda, escolhido como capitão para o jogo contra os sérvios. Marcelo e Thiago Silva tiveram a braçadeira nos dois primeiros.

YURI KADOBNOV/AFP
O técnico Tite voltou a ressaltar a confiança no grupo durante entrevista na véspera, no palco da partida. Confirmou que manterá os 11 titulares, mesmo que jogadores como Willian e Paulinho não tenham rendido o esperado. “Eles têm condições de crescer. Como cresceu o segundo tempo da equipe. Ela (equipe) vai se harmonizando. Olha a trajetória do Willian e do Paulinho. Olha como eles foram consistentes e decisivos. Não posso desconfiar disso”, afirmou o treinador.

Durante a semana, o Brasil sofreu duro golpe com a lesão de Douglas Costa, um dos responsáveis pela mudança de postura do time contra os costarriquenhos. Com a ausência do camisa 7, o treinador terá de lançar mão de outras alternativas caso o Brasil não consiga passar rápido pela forte e alta defesa da Sérvia. Nos treinos em Sochi, Tite usou uma formação pouco usual, com Neymar avançado e Fernandinho na vaga de Gabriel Jesus. Outra opção para o segundo tempo é Renato Augusto.

Alemães pelo caminho

O Brasil entrará em campo já sabendo quais os adversários das oitavas. Mais cedo, às 11h, o México, líder do Grupo F, com seis pontos, enfrenta a Suécia, terceiro, com três. No mesmo horário, a atual campeã Alemanha (segundo, com três) encara a lanterna Coreia do Sul, que ainda não pontuou.

“Não podemos pensar nisso e não estamos pensando”, afirmou Tite. “Seleção Brasileira não pode escolher adversário. A gente joga para ser primeiro. Houve melhora muito grande e, com certeza, vamos crescer ainda mais, temos jogadores de alta qualidade e sabemos de nossas condições. Vamos chegar para buscar a vitória”, completou Miranda.

SÉRVIA x BRASIL

SÉRVIA
Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic, Kolarov; Matic, Milivojevic; Tadic, Milinkovic-Savic, Kostic; Mitrovic
Técnico: Mladen Krstajic

BRASIL
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho; Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

3ª rodada do Grupo E – Copa’2018
Estádio: Spartak Arena, em Moscou
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohammad Mansouri (IRA)

Tags: Copa do Mundo seleção brasileira copa2018 brasil sérvia futinternacional selefut sérvios