Superesportes

COPA 2018

Mais forte, lado da chave do Brasil soma 10 títulos mundiais e tem 4 campeões

Brasil pode ter sua primeira pedreira logo nas quartas de final da Copa

Estadão Conteúdo
Na trajetória brasileira em busca da decisão no dia 15 de julho, podem aparecer três campeões mundiais - Foto: AFP
A Copa do Mundo da Rússia viveu nesta quinta-feira seu último dia da fase de grupos. Com as classificações de Colômbia e Japão na chave H e de Bélgica e Inglaterra na G, todos os confrontos das oitavas de final foram definidos, e o caminho brasileiro até o possível hexacampeonato não será nada fácil.

A seleção de Tite caiu no lado mais difícil da chave até a final. Na trajetória brasileira em busca da decisão no dia 15 de julho, em Moscou, podem aparecer três campeões mundiais - França, Argentina e Uruguai -, além de potências como Portugal, de Cristiano Ronaldo, e Bélgica, de nomes como Hazard, Lukaku e De Bruyne.

O outro lado conta com seleções de bem menos renome, a exceção de Inglaterra e Espanha, únicas campeãs mundiais desta parte do chaveamento e que, em teoria, têm caminho bem mais tranquilo até a semifinal.

A diferença entre os dois lados da chave fica clara nos números. Do lado da seleção, são dez títulos mundiais (cinco do Brasil, dois do Uruguai, dois da Argentina e um da França), além de 16 finais (sete do Brasil, cinco da Argentina, duas do Uruguai e duas da França). Enquanto isto, do outro lado, são apenas duas conquistas da Copa (uma da Espanha e outra da Inglaterra) e três aparições em finais (Espanha, Inglaterra e Suécia com uma cada).

Mesmo com um caminho tão complicado, o Brasil é um dos favoritos ao título e inicia sua trajetória no mata-mata diante de um velho conhecido, o México, segunda-feira, às 11 horas (de Brasília), em Samara. Esta será a quinta vez que os países se enfrentam em Mundiais, sendo que a seleção nunca perdeu. São três vitórias - 4 a 0, em 1950; 5 a 0, em 1954; e 2 a 0, em 1962 - e um empate - 0 a 0, em 2014.

Se mantiver o retrospecto positivo contra o rival, o Brasil pode ter sua primeira pedreira logo nas quartas: a Bélgica, que passou pela fase de grupos com 100% de aproveitamento e com o melhor ataque da Copa, com nove gols marcados. O confronto aconteceria dia 6 de julho, em Kazan.

Um possível triunfo sobre os belgas levaria o time brasileiro às semifinais, e aí, três campeões mundiais podem entrar no caminho.
França e Argentina se encaram logo nas oitavas. Quem passar, duela com Uruguai ou Portugal nas quartas. E é deste jogo que sairia o adversário da seleção na briga por uma vaga na decisão, dia 10 de julho, em São Petersburgo.

Do outro lado, Inglaterra e Espanha têm, teoricamente, caminhos bem menos complicados até uma possível semifinal. O time inglês encara nas oitavas a Colômbia, que oscilou bastante neste Mundial, e se avançar, terá Suécia ou Suíça pela frente nas quartas. Já a Espanha pega a anfitriã Rússia e, em caso de vitória, duela com a surpreendente Croácia ou a Dinamarca nas quartas.

Confira como ficaram os confrontos de oitavas de final da Copa do Mundo:

Uruguai x Portugal
França x Argentina
Brasil x México
Bélgica x Japão
Espanha x Rússia
Croácia x Dinamarca
Suécia x Suíça
Colômbia x Inglaterra
.