Superesportes

COPA 2018

Neymar faz a diferença, Brasil derrota México e vai às quartas de final da Copa do Mundo

Atacante marca um gol e dá assistência para Firmino completar a vitória

Renan Damasceno
Neymar marcou primeiro gol do Brasil e deu assistência para Firmino completar a vitória - Foto: AFP


Enviado especial a Samara

Em uma Copa do Mundo em que quatro favoritos já voltaram para a casa – Alemanha, Argentina, Portugal e Espanha –, o Brasil contou com sua maior estrela para chegar às quartas de final pela sétima vez consecutiva. Foi de Neymar o gol e a assistência da vitória brasileira sobre o México, por 2 a 0, nesta segunda-feira, na Arena Samara, que classificou a Seleção Brasileira entre as oito melhores. 

Agora, a equipe do técnico Tite terá pela frente a Bélgica, que eliminou o Japão. As seleções se enfrentam na sexta-feira, às 15h (de Brasília), em Kazan. Para a próxima fase, o Brasil não terá Casemiro, que recebeu segundo amarelo e vai cumprir suspensão automática. Fernandinho é o substituto natural. Já os mexicanos foram eliminados nas oitavas de final pela sexta vez seguida, amargando derrotas nesta fase desde os Estados Unidos’1994.

Neymar foi o protagonista da partida, seja pelo gol, por um drible plástico que quase resultou em gol no primeiro tempo, pela assistência e pelas faltas sofridas. O camisa 10 foi mais uma vez caçado em campo, com direito a empurrões e pisão no tornozelo. Mas não foi só Neymar quem brilhou.
Depois de passar apagado na primeira fase, Willian fez jogo impecável. Foi ele quem, aos 6min do segundo tempo, invadiu a área e cruzou rasteiro para Neymar marcar seu primeiro gol em fase final de Mundial na carreira – o segundo em quatro jogos na Rússia, dividindo artilharia com Philippe Coutinho.

Para mostrar como o Brasil foi superior no ataque, a equipe finalizou 21 vezes, sendo 10 no gol, contra 11 dos mexicanos, que incomodaram Alisson apenas uma vez. Como pressionou nos minutos finais, o México acabou tendo maior posse de bola: 54%. O aproveitamento de passes do Brasil também chama a atenção, mantendo o aproveitamento acima dos 80%.

A zaga brasileira, mais uma vez, foi segura. Thiago Silva, capitão pela segunda partida, tem sido o ponto de equilíbrio do Brasil. Casemiro também fez outro grande jogo, mas pecou ao receber mais um cartão.



MUDANÇAS 

O técnico Juan Carlos Osorio optou pelo experiente Rafa Márquez para o meio-campo, aumentando a força de marcação. Em sua quinta Copa do Mundo – igualando recorde de Carbajal, Lothar Matthaus e Gianluigi Buffon –, ele jogou na frente da defesa, dificultando a vida de Philippe Coutinho.

Não foi um primeiro tempo fácil para o Brasil, que só levou perigo em jogadas individuais. Os mexicanos conseguiram igualar o Brasil na posse de bola e, com seis minutos, a torcida se arriscou a gritar olé. As três melhores chances do Brasil pararam em Ochoa: aos 5min, ele defendeu chute de Neymar. Aos 24min, o camisa 10 do Brasil conseguiu uma bela finta em Álvarez, mas parou no goleiro. Aos 32min, foi a vez de Gabriel Jesus ter o chute defendido por Ochoa, que já havia brilhado há quatro anos, segurando empate sem gols na primeira fase.

O México, por sua vez, fez valer a estratégia de Osorio. Nos escanteios, apenas quatro jogadores ficavam posicionados na área, o que obrigava jogadores como Thiago Silva não subir para os escanteios, com medo de contra-ataque. Os velozes Vela e Lozano alternavam de lado e levaram a melhor sobre Fagner.
Mesmo assim, não conseguiram finalizar nenhuma vez no gol de Alisson.

GOL E ALÍVIO

No segundo tempo, Rafa Márquez deu lugar a Layún, que passou ocupar a lateral-direita, enquanto Álvarez (já amarelado) foi para o meio. O Brasil quase abriu o placar com Coutinho, mas Ochoa salvou mais uma vez. Mas, depois de tanto tentar, finalmente o ataque brasileiro superou o goleiro: aos 6min, Willian fez linda jogada, invadiu a área e cruzou rasteiro para Neymar empurrar para o gol: 1 a 0. Foi o primeiro gol de Neymar em uma fase final de Copa do Mundo. Na comemoração, foi carregado por Paulinho.
Momento em que Neymar marcou o gol que abriu o caminho para a vitória brasileira - Foto: AFP
Foi um jogo de redenção para Willian, que não havia feito bons jogos na primeira fase. Pouco depois da assistência, ele entrou na área e chutou forte para o goleiro espalmar. Nos minutos finais, o México tentou pressionar, mas sem sucesso.  

Aos 30min, a torcida brasileira começou a pedir por Firmino. O jogador do Liverpool entrou em campo aos 41min e, dois minutos depois, recebeu passe de Neymar para sacramentar a classificação brasileira: 2 a 0.



BRASIL 2 x 0 MÉXICO

Brasil
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro e Paulinho (Fernandinho 34 do 2º); Willian (Marquinhos 45 do 2º), Philippe Coutinho (Firmino 41 do 2º) e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

México
Ochoa; Álvarez (Jonathan dos Santos 10 do 2º), Ayala, Salcedo e Gallardo; Herrera, Rafa Márquez (Layún, intervalo) e Guardado; Vela, Lozano e Chicharito Hernández (Jimenez 17 do 2º)
Técnico: Juan Carlos Osorio 

Estádio: Arena Samara, em Samara
Gols: Neymar 6 do 1º; Firmino 43 do 2º
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA) 
Assistentes:Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini (ITA)
Cartões amarelos: Álvarez, Filipe Luís, Herrera, Casemiro, Salcedo, Guardado


.