Copa do Mundo
None

COPA 2018

Festa na casa rival? Mineiros comemoram vitória do Brasil em bar mexicano de BH

Jogo das oitavas da Copa foi acompanhado de comidas e músicas típicas do México

postado em 02/07/2018 16:03 / atualizado em 02/07/2018 16:17


Nas paredes, referências políticas e culturais ao México. Entre tradicionais caveiras - símbolos do Dia de Los Muertos -, sombreros e quadros de Chaves e Frida Kahlo, a festa foi estritamente verde e amarela. Tudo graças aos gols de Neymar e Roberto Firmino, que garantiram o triunfo brasileiro por 2 a 0 sobre os mexicanos nesta segunda-feira.

“A gente foi para a Savassi na última vez. Aqui é muito mais confortável para assistir, a comida chamou atenção também. A gente achou legal essa história de vir a um restaurante mexicano, de o jogo ser justamente contra o México”, diz Camila Christina Vieira Alves, que foi com três amigos ao Los Mariachis Mexican Pub, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.


O ambiente tranquilo alternou entre canções cantadas em espanhol e a transmissão da partida em telão e TV. Durante o jogo, a apreensão do primeiro tempo deu lugar à euforia por conta dos gols da etapa final.

As mesas do restaurante foram tomadas por brasileiros. Na cozinha, um mexicano dava o toque especial ao cardápio tradicional da casa. Trata-se do cozinheiro Marco Antonio Meléndez Cornejo, que vive em Belo Horizonte desde 2012 com a esposa Luciana de Oliveira e as filhas Mariana, Ana Cristina e Maria Teresa.

“O que apresentamos hoje foi a comida de rua do México. Estou apresentando do mesmo jeito que se come no México, só que com algumas pequenas variantes, principalmente nos molhos. Nossa ideia é trazer a memória gastronômica de quem já foi ao México ou já morou lá. E mostrar que é possível fazer comida mexicana no Brasil com ingredientes brasileiros”, disse.


O cozinheiro apresentou tacos de língua e suadero nesta segunda. A ideia de Marco é fazer com que aromas e sabores mexicanos sejam relembrados - ou sentidos pela primeira vez - por brasileiros. “Nosso público é de brasileiros que são apaixonados pelo México, mas não tem possibilidade de visitar o México, e brasileiros que já visitaram o México e guardam uma ‘memória gastronômica’. Eu me atrevo a chamar isso de gastronomia da saudade”, completou.

Seja qual for o público, foram os brasileiros que deixaram o bar mais felizes. A vitória por 2 a 0 em Samara coloca a Seleção nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. O duelo será nesta sexta-feira, a partir das 15h, na Arena Kazan.

Tags: futinternacional copa2018