Copa do Mundo
None

COPA 2018

Inglaterra domina a Suécia e volta à semifinal da Copa do Mundo após 28 anos

Ingleses dominaram a partida e chegaram ao placar de 2 a 0

postado em 07/07/2018 13:05 / atualizado em 07/07/2018 13:18

AFP / YURI CORTEZ
A Inglaterra está na semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1990. A equipe venceu a Suécia por 2 a 0, neste sábado, em Samara, e se garantiu como uma das quatro melhores seleções do Mundial da Rússia. Agora espera o vencedor do confronto entre Rússia e Croácia, que começa às 15 horas (de Brasília) deste sábado, em Sochi, para saber contra quem jogará por uma vaga na decisão em duelo marcado para a próxima quarta-feira, em Moscou.

Embora tenha evoluído bastante em termos táticos nos últimos anos, criando equipes capazes de variar bastante as jogadas ofensivas, a Inglaterra voltou às origens e venceu com jogadas aéreas. Os dois gols saíram assim. Os gols foram do grandalhão Harry Maguire, defensor do Leicester que tem 1,94m, e o meia Dele Alli, um dos destaques do Tottenham. 

O time inglês vem quebrando tabus neste Mundial. Os ingleses caíram nas quartas de final em seis das 14 edições de Copa que disputaram. Antes de voltar à semifinal depois de quase três décadas, a equipe superou uma decisão por pênaltis, diante da Colômbia, nas oitavas de final, após três fracassos em Copas do Mundo. Os ingleses tinham perdido todas as outras neste tipo de disputa, em 1990, 1998 e 2006. 

Desacreditada entre os próprios torcedores por causa da inexperiência dos jogadores - a média é de 25 anos - e a falta de títulos importantes do próprio treinador Gareth Southgate, a Inglaterra é uma das surpresas da Copa do Mundo. Embalados pela boa fase do time, os torcedores ingleses finalmente foram ouvidos nos gramados da Rússia. Depois de terem sido "engolidos" pelos colombianos em Moscou, eles tomaram conta do estádio de Samara e cantaram durante todo o jogo. Foi um espetáculo à parte nas arquibancadas. 

Os dois times começaram nervosos, errando muitos passes, o que não aconteceu nos jogos anteriores. Ambos sentiram o peso do jogo. Mesmo com jogadores mais técnicos, a Inglaterra demorou para impor seu jogo. A primeira chance inglesa aconteceu apenas aos 18 minutos, quando Harry Kane chutou rasteiro de fora da área. 

Na metade do primeiro tempo, o time inglês começou a jogar pelos lados do campo, o que aumentou as chances de gol. O deslocamento de Dele Alli e Sterling confundia a defesa sueca. Com isso, os ingleses chegavam com facilidade à linha de fundo e começavam a espremer o time da Suécia. 

Foi nesse contexto que saiu o primeiro gol. Após cobrança de escanteio aos 29 minutos, o zagueiro Harry Maguire subiu de cabeça no meio da área. O jogador do Leicester City nem precisou aproveitar a altura de 1,94m para comprovar a histórica força dos ingleses no jogo aéreo. Ele ganhou o apelido de Búfalo de Gesso dos torcedores por causa do porte físico e das passadas largas. Chegou ao Leicester em junho de 2017 e, portanto, não participou da campanha do título inglês, um ano antes.

A Suécia tentou equilibrar as ações, adiantando as linhas de marcação, mas tinha muitas dificuldades para construir jogadas e explorava os lançamentos longos. Isso facilitava a ação da defesa da Inglaterra sempre com um jogador a mais na marcação.

Aos 44 minutos, nova grande chance da Inglaterra. Sterling recebeu belo passe de Sterling, entrou em velocidade no meio da zaga e tentou driblar o goleiro Olsen, mas perdeu a bola. 

Com 57% de posse de bola e cinco finalizações contra apenas uma da Suécia, a Inglaterra dominava a partida em Samara. O segredo principal para chegar à semifinal pela primeira vez desde 1990 era neutralizar a bola aérea da Suécia. Foi exatamente o que ocorreu com um minuto do segundo tempo, quando Augustinsson conseguiu boa cabeçada e Pickford fez uma defesa extraordinária. 

Foi uma das poucas vezes em que os suecos chegaram com perigo. A Inglaterra conseguiu novamente se impor no jogo. Aos 14 minutos, Lingard recebeu na direita e cruzou para Dele Alli cabecear com os olhos abertos para aumentar o placar e praticamente definir a classificação. O goleiro Jordan Pickford segurou dois bons ataques da Suécia e garantiu a vantagem segura até o final. 

Na última vez em que avançou à semifinal de um Mundial, a seleção inglesa foi eliminada pela Alemanha, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, na Itália, onde foi derrotada também pela seleção da casa na disputa pelo terceiro lugar, por 2 a 1.

SUÉCIA 0 X 2 INGLATERRA


SUÉCIA
Olsen; Krafth (Jansson), Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Claesson, Larsson, Ekdal e Forsberg (Olsson); Toivonen (Guidetti) e Berg
Técnico: Janne Andersson


INGLATERRA
Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Lingard, Henderson (Dier) e Young; Dele Alli (Delph); Sterling (Rashford) e Kane
Técnico: Gareth Southgate

Local: Cosmos Arena, em Samara (Rússia)
Data: 7 de julho de 2018 (Sábado)
Horário: 11h(de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: San Van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda)
Cartões amarelos: Larsson e Guidetti (Suécia); Maguire (Inglaterra)
Gols:
INGLATERRA: Maguire, aos 30 minutos do primeiro, e Dele Alli, aos 14 minutos do segundo tempo

Tags: copa2018