Copa do Mundo
None

COPA 2018

Luka Modric x Mbappé: craque da Copa pode ofuscar CR7 e Messi em prêmio da Fifa

Final da Copa pode marcar o início de uma nova ordem mundial no futebol

AFP


Enviados especiais a Moscou

Além de consagrar a França bicampeã mundial ou a Croácia com um troféu pela primeira vez, a final da Copa do Mundo, neste domingo, em Moscou, pode marcar o início de uma nova ordem mundial no futebol – coletivo e individualmente. Dois camisas 10, craques de seus times e com 13 anos de diferença, Luka Modric e Kylian Mbappé darão grande passo na briga para o craque da Copa em caso de título. Consequentemente, credenciam-se ao título de melhor do mundo pela Fifa, quebrando a sequência de uma década de Messi e Cristiano Ronaldo. O prêmio será entregue em setembro, em Londres.

“Não me preocupa ser o melhor do mundo”, garantiu Modric, de 32 anos, maestro incansável do meio-campo croata. “Estou focado no sucesso da seleção. É muito bom ser mencionado, é um prazer, mas realmente não me preocupo com isso. Prêmios individuais não são prioridades”, completou o jogador, em entrevista coletiva, no Estádio Luzhniki, em Moscou, palco da final contra a França.

Modric não se preocupa em ser o melhor, mas o desempenho em campo fala por ele. Ninguém correu mais do que o jogador do Real Madrid nesta Copa do Mundo. Em seis jogos, percorreu nada menos que 63 quilômetros em 604 minutos. Nesta fase final, desde 1º julho, esteve em campo 127min40 na vitória sobre a Dinamarca, 131 minutos contra a Rússia e foi substituído nos últimos instantes do triunfo heróico sobre a Inglaterra, na semifinal.

Além disso, mesmo se lançando menos à frente do que costuma no Real Madrid, o croata marcou dois e deu uma assistência dos 12 gols que garantiram a Croácia na primeira decisão de sua história, depois de bater na trave em 1998, perdendo justamente para a França na semifinal. 

JUVENTUDE

Se Modric caminha para o que pode ser seu último Mundial, Mbappé tem longo caminho pela frente. Não há dúvidas de que o atacante, mesmo que a França perca a decisão hoje, sairá da Copa do Mundo maior do que chegou. Aos 19 anos, o atacante marcou três gols, dividindo a artilharia do time francês com Griezmann. Chama a atenção, além da velocidade que é sua maior característica, o aproveitamento diante do gol: para balançar as redes três vezes, o camisa 10 chutou apenas seis vezes – a título de comparação, o centroavante Olivier Giroud, que vem sendo muito criticado, tentou 16 vezes e ainda não marcou neste Mundial.

Além de poder se tornar um dos mais jovens campeões da história, Mbappé vai em busca de outras duas conquistas pessoais. Dificilmente não ficará com o troféu de melhor jogador jovem da Copa – repetindo feito de Pogba, quatro anos atrás. A outra será no retorno ao Paris Saint-Germain. Com um título mundial e um prêmio de melhor jogador da Copa, dividirá o protagonismo no clube com Neymar, a mais cara contratação do futebol mundial. Um título para Mbappé mudaria a balança dos astros do futebol. 

LUKA MODRIC
32 anos
armador
Real Madrid

Na Copa
6 jogos
604 minutos
63 quilômetros percorridos
2 gols
1 assistência
10 chutes
4 chutes a gol
9 faltas sofridas
10 faltas cometidas
443 passes
368 passes completados

KYLIAN MBAPPÉ
19 anos
atacante 
PSG

Na Copa
6 jogos
444 minutos
43,2 quilômetros percorridos
3 gols
0 assistência
6 chutes
5 chutes a gol
13 faltas sofridas
1 faltas cometidas
146 passes
110 passes completados

Tags: Luka Modric Kylian Mbappé copa cr7 messi prêmio fifa futnacional futinternacional selefut copa2018