Copa do Mundo
None

COPA 2018

Franceses tomam as ruas de Paris para festejar título da Copa do Mundo

Milhares de pessoas festejaram perto dos principais pontos turísticos

postado em 15/07/2018 17:13 / atualizado em 15/07/2018 20:11

AFP
A festa dos novos campeões mundiais levou uma maré humana aos principais pontos turísticos de Paris tão logo o confronto entre França e Croácia chegou ao fim em Moscou. Organizados em duas grandes "Fan zones", uma na Avenida Champs-Elysées e outra junto à Torre Eiffel, centenas de milhares de franceses comemoraram o título, o segundo em 20 anos. Nas ruas da capital, gritos, buzinas e fogos de artifício se tornaram o ruído ambiente com a vitória de 4 a 2 que deu aos Bleus o bicampeonato na Copa do Mundo.

A comemoração foi organizada pelas autoridades públicas, que deslocaram 12 mil policiais e 4 mil agentes de Corpo de Bombeiros e de Serviços de Atendimento Médico de Urgência. Avenidas foram fechadas ao trânsito desde cedo, e com o título a circulação de veículos foi ainda mais limitada. Até as 20h, horário local (15h em Brasília), os incidentes eram limitados, segundo a Chefia de Polícia de Paris, que por medida de segurança ampliou a área de interdição de circulação de veículos por toda a região em torno da Champs-Elysées até a região do Champ-de-Mars, onde se situa a torre Eiffel.

Nas ruas, a emoção do bicampeonato foi para Aurélien Peyrel, 35 anos, ainda mais intensa do que a do título de 1998. Com a camisa de Zidane às costas, Peyrel disse que agora os franceses têm consciência de que vencer é possível, o que os faz acompanhar a Copa com mais entusiasmo. "Eu tinha 15 anos quando do primeiro título, nem tinha muita noção, não sabia o que significava ser campeão do mundo", conta. "Quando você já viveu uma vez, sabe que é possível ser campeão de novo. Então vivi mais intensamente a copa nesse ano. Mesmo não achando que era favorito, tinha esperança que a França vencesse."

AFP

A seleção "multicultural" da França, repleta de descendentes de imigrantes, também provocou reações de simpatia. Arremou Gnonhossou, 25 anos, alemão descendente de africanos, se disse feliz pela vitória da França, um país rival da Alemanha no futebol europeu. "Estou contente porque faz anos que vivi esse evento na Alemanha. Agora sinto prazer que aconteça na França, onde tenho quase toda a minha família. Essa alegria que acontece na minha presença hoje me dá um prazer enorme", diz o jovem.

AFP

Nascido no Senegal e imigrante recém-chegado à Paris, Albert Carrera, 28 anos, vendeu bandeiras tricolores em azul, branco e vermelho nas proximidades da Torre Eiffel. Para ele, a seleção de Didier Deschamps é também um pouco a sua. "Eu acompanhei o jogo e torci pela seleção. Sou senegalês, sou imigrante e vim morar na França", explicou. "Fico contente de ver que há vários descendentes de africanos no time. Para mim é um orgulho."

AFP

FESTA NA FRANÇA

Quem não mostrou simpatia pelos campeões foram os curitibanos Bruno Mehl, 26 anos, e Roxane Langaro, de 24. Vestidos com camisetas da seleção brasileira, foram para as ruas apenas para conferir a festa, sem entusiasmo particular. "Nós viemos visitar Paris e saímos com a camisa do Brasil porque somos muito patriotas. Nossa seleção é a brasileira", argumentou Bruno. "Viemos ver a festa. Não tenho simpatia nenhuma pela seleção da França."

Até o fechamento desta edição, a festa nas rua do centro de Paris acontecia em atmosfera tranquila, sem incidentes. A preocupação do Ministério do Interior é que a comemoração, que invadirá a segunda-feira, com a chegada dos campeões e o desfile em carro aberto, pudesse ser aproveitada por grupos extremistas para a realização de atentados - como aconteceu na festa de 14 de Julho de 2016, em Nice, no sul do país.



Tags: Copa do Mundo Rússia 2018 festa ruas frança futebol selefut copa2018 futinternacional