CRUZEIRO 100 ANOS
None

CRUZEIRO

Cruzeiro comemora 100 anos de seu primeiro jogo; conheça a história

No dia 3 de abril de 1921, Palestra Itália entrava em campo pela primeira vez

postado em 03/04/2021 12:20 / atualizado em 03/04/2021 16:58

(Foto: Acervo/Cruzeiro)
O dia 3 de abril de 2021 ficou marcado na história do Cruzeiro como a primeira vez em que o Palestra Itália entrou em campo. O duelo, um amistoso contra o combinado formado por atletas de Villa Nova e Palmeiras, ambos de Nova Lima, foi vencido pelo time recém-criado por 2 a 0, dois gols do atacante Nani

O Palestra Itália usou jogadores do Yale para o amistoso. A exceção era o zagueiro Ciccio, que pertencia ao Guarany. O jogo realizado no Estádio do Prado Mineiro, em Belo Horizonte, recebeu 1.500 torcedores. O site oficial do Cruzeiro entrevistou Anísio Ciscotto, historiador e conselheiro nato do clube, que contou detalhes da fundação da instituição.

“Os primeiros meses de fundação do Palestra Italia foram reservados para a resolução de situações burocráticas e de outras coisas como a escolha do material esportivo. E por ser um clube totalmente criado pela comunidade italiana, muitos atletas italianos de outras equipes da época escolheram jogar pelo Palestra Italia, o que acabou criando a lenda urbana de que o Palestra era resultado de uma dissidência do Yale. É uma inverdade esta afirmação porque o Yale seguiu jogando nos campeonatos até 1925”, destacou Anísio Ciscotto, historiador e Conselheiro Nato do Cruzeiro.

A estreia do Palestra Itália foi registrada em documento no dia 6 de abril, durante reunião do Conselho. O presidente Aurélio Noce exaltou a "surpreendente vitória" e ressaltou que a partida era "considerada uma verdadeira afirmação de fé e de coragem dos nossos jogadores".

"O presidente pede a palavra exaltando o valor dos jogadores dos dois times na nossa estreia e domingo e da nossa surpreendente vitória acontecida sobre o combinado Villa Nova / Palmeiras. A partida, vitoriosa para nós, é considerada uma verdadeira afirmação de fé e coragem dos nossos jogadores que entraram em campo e se portaram magnificamente, dignos de elogios a todos indistintamente. Temina fazendo votos de que o início feliz seja uma feliz expectativa por outras significativas vitórias. O Conselho acolhe tais palavras com grande ovação a essas últimas palavras", dizia trecho da ata.

Duas semanas depois do primeiro jogo, o Palestra Itália enfrentou o Atlético, em 17 de abril de 1921, e venceu por 3 a 0. Attilio, duas vezes, e Nani fizeram os gols. Em sua primeira participação no Campeonato da Cidade (precursor do Mineiro), o clube ficou em sexto lugar dentre sete participantes. O América conquistou o sexto título consecutivo.

(Foto: Reprodução/Instituto Cruzeiro)

PALESTRA ITALIA 2 X 0 COMBINADO VILLA NOVA/PALMEIRAS  

Data: 03/04/1921 (domingo)  

Local: Estádio do Prado Mineiro, em Belo Horizonte

Motivo:
amistoso  

Público:
1.500 torcedores  

Árbitro:
Hermeto Júnior  

Gols:
 Nani (duas vezes)  

Palestra Italia:
Nullo; Polenta, Ciccio, Quiquino, Américo e Bassi; Lino, Spartaco, Nani; Henriquetto e Armadinho  

Combinado Villa Nova/Palmeiras:
Ferreira; Marcondes, Ruanico, Cristóvão, Baiano e Oscar; Raimundo, Gentil e Badú; Damaso e Juá 

Tags: cruzeiro história centenário comemoração interiormg futnacional cruzeiro100anos