ALEMANHA

Fenômeno na internet brasileira, Podolski diz que escolha da Fifa sobre sede 2014 foi perfeita

Atacante alemão ainda comentou sobre a 'chance' de jogar no Flamengo

postado em 13/07/2014 23:03 / atualizado em 13/07/2014 23:13

Fifa.com / Getty Images

Cassio Zirpoli e João de Andrade Neto
Enviado especial

Rio de Janeiro - Lukas Podolski surgiu de forma avassaladora no futebol. Em 2006, foi eleito a revelação da Copa do Mundo. Também esteve na seleção alemã no Mundial de 2010 e agora em 2014, não mais como protagonista. Ao menos em campo. Fora dele, utilizando como nunca as redes sociais, o atacante ganhou popularidade entre os brasileiros, chegando até a virar um "meme", depois de afirmar ser um "noveleiro".

Bem humorado, o jogador - com apenas duas partidas disputadas no Mundial recém-encerrado - disse já ser um amante do Brasil. "Foi uma escolha perfeita da Fifa em colocar a Copa do Mundo no Brasil", disse na saída do Maracanã. Declaração dada após a festa da equipe tetracampeã no vestiário do estádio - com direito a cerveja, que ele diz não beber, arrancando risos dos repórteres na zona mista. "Foi um grande torneio aqui, em um grande país, com um povo fantástico, que nos apoiou", disse, antes de ser questionado, como não poderia deixar de ser, sobre o fenômeno no twitter e no instagram a cada declaração escrita em português.

"Não sei escrever em português, claro, mas fazia meus textos em inglês e pedia para que traduzissem", contou. Sobre o fato de ser um neo-noveleiro, justificou a audiência global pelo esquema do técnico Joachim Löw. "Não tínhamos muitas coisas para fazer, porque sempre tínhamos treinos, jogos, ficávamos no hotel... Lá tinha a tevê brasileira no quarto, mas também fomos algumas vezes à praia, praticar esportes. As pessoas sempre foram muito divertidas aqui, e nós curtimos isso."

Flamengo
Em inglês, Podolski ainda falou com jornalistas brasileiros sobre a 'possibilidade' de jogar no Flamengo - durante o torneio, ele chegou a usar a camisa oficial do Fla, semelhante ao padrão reserva da Alemanha. "O meu contrato acaba ano que vem (no Arsenal), depois veremos (risos). É o que sempre digo. Amo esse país, esse povo, e o que acontecerá no futuro, nunca podemos dizer". De antemão, é bom ficar atento às próximas tuitadas do novo campeão mundial.