SELEÇÃO BRASILEIRA

Mineirão será palco de duelo entre Brasil e Chile pela terceira vez, agora pela Copa do Mundo

Gigante da Pampulha recebeu dois amistosos, com vitória brasileira e empate

postado em 23/06/2014 20:18 / atualizado em 24/06/2014 11:20

Vicente Ribeiro /Superesportes

Jorge Gontijo/EM/D.A Press - 24/06/1980
Brasil e Chile disputarão no sábado, às 13h, em Belo Horizonte, o quarto duelo entre as seleções na história das Copas. No retrospecto, os brasileiros têm 100% de aproveitamento, com vitórias em confrontos eliminatórios nas edições de 1962, 1998 e 2010.

O Mineirão, palco desse quarto embate em Mundiais, já recebeu o clássico sul-americano duas vezes na história, sempre em amistosos. No Gigante da Pampulha, a Seleção também está invicta, com uma vitória e outro empate.

O primeiro encontro ocorreu em 24 de junho de 1980, que teve o placar de 2 a 1 para os brasileiros, com gols de Zico e Toninho Cerezo. Yanez descontou para os chilenos.

Depois, os países se enfrentaram no ano passado, em 24 de abril, com empate por 2 a 2. O jogo valeu como teste final da Seleção para a Copa das Confederações, também no ano passado e vencida pela equipe de Luiz Felipe Scolari. Réver e Neymar fizeram os gols brasileiros, enquanto Marcos González e Vargas marcaram para os chilenos.

Brasileiros e chilenos tiveram mais um duelo em Minas, mas não em BH. Uberlândia foi palco de amistoso em 12 de setembro de 1987, em partida que terminou com vitória verde-amarela por 2 a 1. Valdo e Renato marcaram os gols do Brasil, com Rubén Martínez descontando.

Copas

Em confrontos na história da Copa do Mundo, a vantagem é amplamente brasileira, com três vitórias. O primeiro foi válido pelas semifinais da competição de 1962, sediada pelo país vizinho e que teve o Brasil ganhando por 4 a 2. O jogo foi disputado em 13 de junho, no Estádio Nacional, com Garrincha (2) e Vavá (2) marcando para a Seleção, que conquistaria o bicampeonato diante da antiga Tchecoslováquia na final. Toro e Sanchez descontaram.

Depois, na oitavas de final de 1998, o Brasil eliminou o Chile com uma goleada de 4 a 1, em 27 de junho de 1998, no Parc des Princes, em Paris, com gols de César Sampaio (2) e Ronaldo (2) para os brasileiros, enquanto Marcelo Salas descontou. Na mesma fase da competição disputada em 2010, na África do Sul, a Seleção goleou por 3 a 0, no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, com Juan, Luís Fabiano e Robinho balançando as redes.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Soraia Piva/Superesportes

Tags: mineirão chile brasil oitavas de final copa do mundo