COPA DO MUNDO

No Mineirão, Brasil tenta evitar surpresa chilena para seguir firme rumo ao hexacampeonato

Com esperança nos pés de Neymar, Seleção enfrenta o Chile por vaga nas quartas

postado em 27/06/2014 21:38 / atualizado em 27/06/2014 22:08

Gustavo Andrade /Superesportes

REUTERS/Toru Hanai

Em um grupo que tinha as duas últimas finalistas da Copa do Mundo, Espanha e Holanda, a Seleção Chilena assegurou uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Neste sábado, às 13h, o Brasil terá como missão evitar que a geração apontada como a melhor da história da 'Roja' siga surpreendendo. A decisão de quem seguirá adiante, para enfrentar o vencedor do confronto entre Colômbia e Uruguai, terá como palco o Mineirão.

Em Belo Horizonte, as esperanças brasileiras voltam a se concentrar nos pés de Neymar. Um dos artilheiros da Copa do Mundo, com quatro gols, ao lado de Messi e Müller, o camisa 10 foi o responsável por comandar a equipe nos momentos de dificuldade na primeira fase.

Além de contar com o talento do atacante do Barcelona, o Brasil tem ao seu lado um histórico de hegemonia contra os chilenos. Nos três encontros anteriores em Copas, nas edições de 1962, 1998 e 2010, foram três triunfos brasileiros. Porém, o técnico Luiz Felipe Scolari minimizou o retrospecto favorável. “São dados estatísticos. Esse time não jogou 62, é o time de 2014. É bem diferente. Dados são manuseados. Para nós, não interessa”, rebateu.

Nem mesmo a baixa estatura da defesa chilena, sempre apontada como ponto fraco da 'Roja', é vista como trunfo por Felipão. “Não é preciso altura, é preciso ter tempo de bola, é preciso se posicionar. Só altura não ganha jogo. Pelo que vi do Chile, eles têm tempo de bola muito bom. Mesmo quando jogadores têm 1,90 m, alguns perdem a disputa pelo alto. Não é por aí que teremos oportunidade de ganhar. Taticamente, o Chile é evoluído, bem organizado. Se não formos corretos taticamente, podemos até não passar essa fase”, analisou.

A escalação do Brasil não foi confirmada pelo treinador, mas Fernandinho ganhou a vaga de Paulinho entre os titulares em treinamento realizado na Granja Comary. Outro teste feito por Felipão aconteceu na lateral direita, com a substituição de Daniel Alves por Maicon.

Enquanto essas alterações seriam por opção do treinador, a Seleção Brasileira pode ter uma mudança de ordem clínica. Com dores na região dorsal, David Luiz foi submetido a exames nessa sexta-feira, em Belo Horizonte. Caso ele não possa jogar, Dante atuará ao lado de Thiago Silva.
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Assim como o Brasil, o Chile tem uma dúvida na defesa. Gary Medel sofreu distensão muscular na coxa esquerda e é aguardado até o último instante. Segundo o técnico Jorge Sampaoli, ele não teria condições de estar em campo caso o jogo fosse disputado nessa sexta-feira. Já o volante Arturo Vidal, recuperado de dores joelho direito, está confirmado.

A esperança chilena é de seguir surpreendendo grandes adversários. “Vencer o Brasil não é fácil para ninguém. Especialmente agora em casa, com seu povo. Sabemos que temos uma possibilidade e estamos aqui para tentar mudar a história. Vamos enfrentar com valentia e convicção, como fizemos durante toda a primeira fase. O Brasil é um rival que respeitamos muito, e tentaremos atacá-lo com nosso esquema”, destacou Jorge Sampaoli.

Brasil x Chile

Brasil

Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho; Hulk, Oscar e Neymar; Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Chile
Bravo; Medel (Albornoz ou Valdívia), Francisco Silva e Jara; Isla, Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal e Mena; Alexis Sánchez e Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli

Motivo: oitavas de final da Copa do Mundo
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 28 de junho (sábado), às 13h
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Mike Mullarkey e Darren Cann (Inglaterra)

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_139542822924/2014/06/27/326/20140627150634557614i.JPG', 'id_content': 2805822L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/especiais/copa-do-mundo-2014/2014/06/27/interna-galeria,326/imagens-do-treino-da-selecao-brasileira-no-sesc-venda-nova.shtml', 'titulo_destaque': 'Imagens do treino da Sele\xe7\xe3o Brasileira, no Sesc Venda Nova', 'id_pk': 326L, 'id_conteudo': 2805822L, 'id_aplicativo': 43, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Imagens do treino da Sele\xe7\xe3o Brasileira, no Sesc Venda Nova', 'id_treeapp': 1120, 'descricao_destaque': 'Sele\xe7\xe3o Brasileira treinou na capital mineira na tarde desta sexta-feira', 'schema': 'foto_139542822924'}

Tags: mundial 2014 mineirão copa chile brasil Belo Horizonte