BRASIL X CHILE

Com vitória sofrida nos pênaltis, Brasil amplia retrospecto favorável diante do Chile em Copas

Seleção eliminou chilenos pela quarta vez em um 'mata-mata' do Mundial

postado em 28/06/2014 16:49 / atualizado em 28/06/2014 17:28

Vicente Ribeiro /Superesportes

REUTERS/Leonhard Foeger


Com a vitória sofrida nos pênaltis, por 3 a 2, neste sábado, no Mineirão, depois de 1 a 1 no tempo normal e sem gols na prorrogação, o Brasil ampliou o retrospecto favorável diante do Chile na história das Copas do Mundo. Foi a quarta vez que os dois se encontraram em 'mata-matas'. A Seleção Brasileira eliminou o país andino em todas.

A vitória deste sábado classificou o time verde-amarelo para as quartas de final da Copa do Mundo. O time brasileiro repetiu o feito da última edição, em 2010, na África do Sul, quando despachou os chilenos nas oitavas de final, mas em um jogo bem tranquilo, com triunfo por 3 a 0.

Em 1998, na França, a Seleção Brasileira também eliminou o Chile nas oitavas de final. O placar foi amplamente favorável, com goleada por 4 a 1. A equipe canarinho arrancou rumo à final, quando foi batida por 3 a 0 para a França, em Paris.

Na Copa do Mundo de 1962, nem mesmo o fato de jogar em casa ajudou o Chile a superar o Brasil no 'mata-mata'. Em Santiago, a Seleção ganhou por 4 a 2, nas semifinais, e garantiu classificação à decisão, para depois conquistar o bicampeonato com triunfo sobre a Tchecoslováquia (3 a 1).

Mineirão


No Mineirão, o jogo deste sábado foi o terceiro entre Brasil e Chile. Anteriormente, as duas seleções se encontraram no Gigante da Pampulha em amistosos. O primeiro foi em 1980, com vitória por 2 a 1 – Zico e Cerezo marcaram para o time canarinho. O segundo foi em abril de 2013, quando houve igualdade por 2 a 2. Réver e Neymar balançaram as redes para os brasileiros.

Arte Soraia Piva

Tags: 2014 copa mineirão copas jogos estatísticas retrospecto chile brasil