ACIDENTE

Jornalistas e jogadores argentinos cancelam coletiva em BH por morte de produtora de TV

Acidente automobilístico causou a morte de Maria Soledad Fernández, de 26 anos

postado em 02/07/2014 17:47 / atualizado em 02/07/2014 22:35

Gustavo Andrade /Superesportes

AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
A felicidade pela classificação às quartas de final da Copa do Mundo, com vitória na prorrogação sobre a Suíça, deu lugar à tristeza nesta quarta-feira na Seleção Argentina. A morte da produtora de TV Maria Soledad Fernández, filha do jornalista Tití Fernández, em acidente automobilístico na BR-381, durante a madrugada, refletiu no comportamento da imprensa do país na Cidade do Galo.

Após o treinamento comandado por Alejandro Sabella, os jornalistas argentinos se reuniram para decidir uma forma de homenagear Maria Soledad, filha do jornalista Tití Fernández, da FOX Sports, e optaram não fazer perguntas na entrevista coletiva.

Por determinação da Fifa, é necessário que dois jogadores falem com a imprensa nos dias de treinamento. Mas, como os jornalistas decidiram não participar, a Asociación de Fútbol Argentino (AFA) também cancelou a participação de dois atletas, alegando que o grupo estava muito abalado e não se sentiria confortável.

Juan Carlos Crespi, secretário de Seleções da AFA, compareceu à sala de imprensa e fez o comunicado oficial, suspendendo o evento. "Os jogadores se sentem muito mal porque Tití é um homem muito querido e o que passou com a filha dele é uma dor para todos. Hoje, eles se sentem muito mal e por isso não haverá entrevista. Os atletas estão afetados como nós, os mais velhos principalmente, porque muitos têm filhos. Obrigado pela compreensão", disse.

Após a fala de Crespi, um jornalista argentino, companheiro de Tití Fernández na FOX Sports, tomou a palavra. Os profissionais de imprensa do país já haviam decidido que não fariam perguntas, ainda que houvesse entrevista coletiva de dois jogadores.

Logo em seguida, os jornalistas e demais presentes respeitaram um minuto de silêncio na Cidade do Galo.

"Tití é um dos repórteres de campo mais populares da Argentina. Quisemos fazer um gesto de solidariedade a ele. Decidimos por não fazer perguntas, mas houve também a iniciativa da Seleção. Todos temos família e essa foi uma perda irreparável”, disse o jornalista Alejandro Magdaleno, do Diario de la República.

"Conheci Maria Soledad apenas aqui no Brasil. Não tivemos muito contato, mas lamentamos muito por Titi”, declarou Javier Gil Navarro, da ESPN da Argentina.



Maria Soledad estava no Brasil para acompanhar o pai. Tití Fernández completou 63 anos durante a Copa do Mundo e recebeu a visita da filha como uma surpresa em seu aniversário.

O trágico acidente automobilístico aconteceu na BR-381, em Oliveira, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Maria Soledad seguia de São Paulo para Belo Horizonte com dois jornalistas que vieram de Buenos Aires para cobertura da Copa do Mundo. A seleção da Argentina jogou nessa quarta-feira no Itaquerão e voltou ao local onde está hospedada no Centro de Treinamento do Atlético em Vespasiano, na Grande BH.

A equipe seguia no Fiat Doblô alugado, placa OXH 5594 de BH. O veículo saiu da pista na altura do km 619, capotou e caiu em uma ribanceira de aproximadamente seis metros de altura. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Golf bateu violentamente na traseira do Doblô, empurrado para fora da pista.

A jornalista estava acompanhada de dois colegas. O motorista do Doblô é Fernando Javier Bruno, 41 anos, que foi socorrido com ferimentos. O outro passageiro é Juan Daniel Berazagueti, 43 anos, também socorrido pelas equipes da concessionária que administra a rodovia. Eles foram atendidos no Hospital de Oliveira e depois levados ao Hospital de Betim, e não correm risco de morte.

Gustavo Andrade/Superesportes


{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_139542822924/2014/07/02/376/20140702201203663754i.JPG', 'id_content': 2812141L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/especiais/copa-do-mundo-2014/2014/07/02/interna-galeria,376/imprensa-argentina-respeita-minuto-de-silencio-para-produtora-morta-na-br-381.shtml', 'titulo_destaque': 'Imprensa argentina respeita minuto de sil\xeancio para produtora morta na BR-381', 'id_pk': 376L, 'id_conteudo': 2812141L, 'id_aplicativo': 43, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Imprensa argentina respeita minuto de sil\xeancio para produtora morta na BR-381', 'id_treeapp': 1120, 'descricao_destaque': 'Produtora de TV Maria Soledad Fern\xe1ndez morreu em acidente automobil\xedstico na BR-381', 'schema': 'foto_139542822924'}

Tags: minuto de silêncio cidade do Galo jornalista tv produtora morte argentina