2

'Especialista' em findar filas, Cuca chega a novo patamar no Atlético

Técnico ganhou inédita Libertadores pelo Galo em 2013, acabou com jejum do Palmeiras em 2016 e, de volta ao time alvinegro, conquistou o Brasileiro após 50 anos

02/12/2021 20:01 / atualizado em 03/12/2021 10:58
compartilhe
Cuca foi carregado pelos jogadores após a vitória sobre o Bahia por 3 a 2 e a confirmação do título brasileiro
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

Cuca foi carregado pelos jogadores após a vitória sobre o Bahia por 3 a 2 e a confirmação do título brasileiro



Cuca é daqueles que vão do zero ao cem em um piscar de olhos. Por vezes, até se perde nas emoções que saltam à pele. Mas, em meio a tanto sentimento, há um treinador que parece destinado a fazer história. Não à toa, tem se tornado "especialista" em devolver a alegria a algumas das grandes torcidas do futebol brasileiro. Em 2021, fez sorrir os milhões de torcedores do Atlético que tanto aguardavam o bicampeonato nacional.

Fotos da festa do título do Atlético na Fonte Nova



Foram quase 50 anos de espera desde aquele 19 de dezembro de 1971, quando o time de Telê Santana conquistou a taça no Maracanã ao vencer o Botafogo por 1 a 0. Desde então, 49 treinadores passaram pelo Galo em disputas do Campeonato Brasileiro - inclusive o próprio Cuca, entre 2011 e 2013. Mas foi a versão deste ano que conseguiu findar a maior "fila" de títulos da Série A.

Ao longo do campeonato, a ansiedade quase o consumiu. "Bate em todo mundo, na comissão técnica, nos jogadores, no torcedor. A gente quer ganhar antes do tempo. E a gente tem que ter paciência, saber que só vai ganhar jogando o jogo", admitiu o treinador, em entrevista ainda em outubro, quando o título soava mais como sonho do que algo verdadeiramente palpável.



Mas neste ano, o histórico de Cuca pesou favoravelmente. Antes, no início da carreira, o comandante foi taxado de "azarado". Era aquela velha máxima do futebol: os times dirigidos pelo paranaense "jogavam como nunca e perdiam como sempre". Esse rótulo foi retirado temporadas atrás, pelo próprio Atlético.

De Telê Santana a Cuca: técnicos que tentaram tirar o Atlético da fila no Brasileirão

Em 2013, Cuca não ajudou o Galo a findar uma fila, mas sim a colocá-lo na galeria dos campeões da Copa Libertadores. Pelo Palmeiras, em 2016, viveu ansiedade semelhante ao encerrar um incômodo jejum de 22 anos sem o título da Série A. "Esse é um peso grande que esses jogadores estão carregando, com um índice de erro curtíssimo. É um esforço que vale 22 anos. Como é difícil ser campeão, meu Deus do céu", desabafou, à época.

Naquela temporada, a pressão cresceu também em função de uma declaração dada por ele mesmo antes de a competição começar. "Vamos trabalhar direitinho, fazer as coisas certas para conquistar o título brasileiro", disse. Promessa feita e cumprida.

De volta à Cidade do Galo, Cuca celebra o Brasileiro tão perseguido por décadas. Tricampeão mineiro pelo clube (2012, 2013 e 2021), ele ainda mira a Copa do Brasil (vai disputar a final diante do Athletico-PR). Mas, aconteça o que acontecer, alcançou um novo patamar na história alvinegra. Para muitos, é o maior treinador que já passou pela Cidade do Galo.

Todos os jogos da campanha de 2021



Compartilhe
DEPLOY_APP_TESTE [an error occurred while processing this directive] 2 2