2

Junior Alonso entra para lista de capitães de grandes títulos do Atlético

Paraguaio vai levantar a taça de campeão brasileiro com a camisa do clube alvinegro

04/12/2021 08:00 / atualizado em 04/12/2021 01:29
compartilhe
Alonso chegou ao Galo em 2020 e é titular indiscutível
foto: Pedro Souza/Atlético

Alonso chegou ao Galo em 2020 e é titular indiscutível



O zagueiro Junior Alonso entra para a história do Atlético como o capitão do título brasileiro deste ano. O jogador paraguaio faz parte de uma galeria de grandes ídolos do clube que também levantaram taças de grandes competições.

O Superesportes apresenta, na galeria abaixo, os grandes capitães da história do Atlético.

Os capitães dos grandes títulos da história do Atlético



O primeiro da lista é Zé do Monte. Ídolo do Alvinegro, o ex-volante foi o capitão do time na excursão à Europa, em 1950. O Atlético voltou do Velho Continente como Campeão do Gelo.

Em 1971, o responsável por levantar a taça na histórica conquista do Campeonato Brasileiro foi o lateral-esquerdo Oldair. Ele era o capitão da equipe que levou o título da primeira edição do Brasileirão.

O Galo voltou a conquistar um grande título em 1992. Lateral-esquerdo do Atlético por 11 temporadas e com 508 partidas pelo clube, Paulo Roberto Prestes foi o capitão na Copa Conmebol daquele ano.

Já no bicampeonato de 1997, o único jogador de ataque na lista de capitães históricos do Galo: Valdir Bigode. Além de responsável por levantar a taça, o atacante foi o artilheiro do torneio, com sete gols.

Os capitães dos torneios mais recentes ainda estão na memória do torcedor. Peça importante na campanha deste ano, Réver foi o primeiro jogador do Atlético a levantar a taça da Copa Libertadores em 2013.

Já em 2014, outro ídolo do clube, Leonardo Silva, foi o capitão de duas conquistas: a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Todos os jogos da campanha de 2021


Capitães estrangeiros

O paraguaio de Assunção é apenas o quinto estrangeiro a carregar a braçadeira numa campanha de título brasileiro. "Orgulho. Você sempre trabalha para fazer as coisas bem. Quando o Atlético colocou a confiança plena em mim, eu já sabia da responsabilidade que tinha com o clube. Desde que cheguei aqui, trabalhei sempre da mesma maneira, sendo profissional dentro e fora do campo e cuidando do meu corpo ao máximo para poder render", diz ele.

Estrangeiros que foram capitães de times campeões brasileiros



O primeiro estrangeiro a conseguir o feito também foi um zagueiro. Ídolo histórico do Internacional, o chileno Elías Figueroa foi o capitão nos títulos de 1975 e 1976, os dois primeiros do time colorado na competição. Depois dele, foram mais de duas décadas até que outro gringo voltasse a levantar a taça com a faixa no braço.

Bicampeão de forma consecutiva em 1998 e 1999, o Corinthians teve capitães estrangeiros. No primeiro título, um compatriota de Alonso levantou a taça: o também zagueiro Carlos Gamarra. No segundo, coube ao volante colombiano Freddy Rincón erguer o troféu e dar início à festa após a vitória sobre o Atlético na decisão.


Elenco do Atlético no Brasileiro 2021



O Corinthians ainda teve um outro capitão estrangeiro em campanha de título brasileiro. Em 2005, o atacante argentino Carlos Tevez foi o líder máximo de um time repleto de estrelas e feito para conquistar troféus importantes.

O bi na voz da Massa: torcedores do Galo falam sobre a emoção da conquista

 


Compartilhe
DEPLOY_APP_TESTE [an error occurred while processing this directive] 2 2