2

De Humberto Ramos a Arana: os grandes 'garçons' das conquistas do Atlético

Superesportes relembra os maiores 'assistentes' em campanhas importantes do Galo

08/12/2021 14:00 / atualizado em 06/12/2021 23:01
compartilhe
Arana e Humberto Ramos foram decisivos nos títulos brasileiros do Atlético
foto: Pedro Souza/Atlético e O Cruzeiro/EM

Arana e Humberto Ramos foram decisivos nos títulos brasileiros do Atlético

Apesar de ter Hulk como o grande destaque individual, o time campeão do Atlético do Campeonato Brasileiro de 2021 também contou com 'garçons' importantes ao longo da competição. Nesse quesito, nomes como Guilherme Arana, Nacho Fernández e o próprio Hulk se juntam a jogadores históricos do Galo.



O bi na voz da Massa: torcedores do Galo falam sobre a emoção da conquista

De 1971 até os dias atuais, grandes 'assistentes' foram decisivos em campanhas vitoriosas do Atlético. Há 50 anos, Humberto Ramos dava o cruzamento para o gol de cabeça de Dadá contra o Botafogo, no Maracanã. A vitória por 1 a 0 sacramentou o título do brasileiro daquele ano. 

Nos anos 90, o Galo conquistou duas vezes a extinta Copa Conmebol (atual Sul-Americana), em 1992 e 1997. Na primeira conquista, o meia Aílton e o ponta Sérgio Araújo foram os grandes 'passadores'. 

Já no bicampeonato, o time mineiro contava com um dos maiores 'garçons' - e artilheiros - de sua história: Marques. O ex-atacante e o meia Jorginho foram os assistentes daquela campanha.

Todos os jogos da campanha de 2021



Do camisa 10 ao lateral-esquerdo


Talvez o maior camisa 10 da história do Atlético, Ronaldinho cravou seu nome na história do clube em 2013 ao conquistar a Copa Libertadores. Além de jogadas brilhantes, o meia contribuiu com oito assistências no torneio. 

Apesar de ter número menos relevantes em termos de assistência naquela campanha, Bernard também foi decisivo. Na final contra o Olimpia, ele deu o cruzamento para o gol de Leonardo Silva, que levou a partida para a decisão nos pênaltis. 

No ano seguinte, na conquista da Copa do Brasil de 2014, o nome de destaque no quesito assistências foi o meia argentino Dátolo. Ele deu quatro passes para gols, incluindo a assistência para Diego Tardelli marcar o gol da vitória sobre o Cruzeiro na partida de volta da final, na vitória por 1 a 0 no Mineirão. 

Além dele, outros jogadores foram 'garçons' decisivos. Os meias-atacantes Luan, Maicosuel e Guilherme participaram de jogadas importantes naquele campeonato.

Elenco do Atlético no Brasileiro 2021


 
Na vitoriosa campanha de 2021, o atacante Hulk, além de ser o artilheiro da equipe, também foi o maior assistente. Como é reconhecido mais pelos seus gols do que pelos passes, o atleticano provavelmente vai se lembrar mais do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do meia argentino Nacho Fernández como os maiores 'garçons' desta campanha. Eles só ficaram atrás de Hulk no quesito passes para gols, além de criarem chances frequentemente durantes as partidas.  

As estatísticas levantadas pela reportagem foram obtidas pelo site de estatísticas SofaScore , pelo site histórico Galo Digital , e por pesquisa própria, a partir de vídeos dos gols do Atlético disponíveis.

Atlético 'sai da fila'; veja maiores jejuns do Campeonato Brasileiro



Compartilhe
DEPLOY_APP_TESTE [an error occurred while processing this directive] 2 2