Publicidade

MINEIRÃO 50 ANOS

Os 50 maiores estrangeiros no Mineirão

Ícones mundiais desfilaram seu talento no Gigante da Pampulha

postado em 24/08/2015 13:10 / atualizado em 24/08/2015 13:14

O Cruzeiro/Estado de Minas

Em 50 anos, o Mineirão foi palco para o talento de grandes jogadores. Além dos craques do futebol mineiro e brasileiro, astros internacionais também brilharam no estádio. São alemães, franceses, uruguaios, argentinos, entre outras nacionalidades. Até representantes de países sem tradição no esporte, como a Libéria, destacaram-se por aqui. Os nomes vão de Beckenbauer a Messi, passando por Eusébio, Platini e Yashin.

Para celebrar o cinquentenário do estádio, o Superesportes elaborou uma lista com os 50 maiores jogadores estrangeiros que atuaram no Mineirão. Como toda lista, esta não será unânime. Alguns nomes, claro, despertarão discordância. A seleção leva em consideração, sobretudo, a relevância internacional do atleta. Muitos deles fizeram apenas uma partida no estádio, mas estão presentes entre os relacionados. A importância do atleta para o futebol brasileiro também não foi desprezada: nomes que encantaram por aqui, com jogadas, gols e títulos, casos do sérvio Petkovic e do colombiano Aristizábal, não foram esquecidos.

São 18 países representados (Argentina, Alemanha, Uruguai, Inglaterra, antiga Iugoslávia, Croácia, Sérvia, Paraguai, Chile, Colômbia, Itália, Peru, França, Libéria, Holanda, Portugal, Hungria, antiga União Soviética), de três continentes: América, Europa e África.

Sem nenhuma tradição no futebol, a Libéria chama atenção por ter um jogador entre os 50 maiores estrangeiros. No paupérrimo país africano nasceu o atacante George Weah. Um dos melhores atacantes das últimas décadas, ele foi considerado o melhor jogador do mundo em 1995. Weah jogou no Mineirão defendendo o Milan na Copa Centenário, em 1997. A partida foi contra o Atlético, e terminou empatada 2 a 2 – o africano marcou os dois gols do clube italiano.
REUTERS/Leonhard Foeger/Files


Ao todo, são 19 europeus listados. Destaque para os alemães, que totalizam 10 representantes. O número elevado de germânicos se explica pelas campanhas no Mundial de Clubes de 1976 e na Copa do Mundo do ano passado. Na década de 1970, sete jogadores campeões mundiais em 74 desembarcaram em Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro pela antiga Copa Européia/Sul-Americana. Quatro deles estão na nossa lista (Beckenbauer, Maier, Gerd Muller e Rummenigge). O jogo terminou em 0 a 0, e os alemães levaram a taça, uma vez que venceram em Munique por 2 a 0.

Quase 40 anos depois, outra geração de ouro alemã jogou no Mineirão. Novamente, os germânicos fizeram história. Na semifinal da Copa do Mundo, os comandados de Joachim Low impuseram a maior goleada sofrida na história da Seleção Brasileira: 7 a 1. Uma partida que nunca será esquecida. Desta seleção, seis foram selecionados: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Thomas Muller, Toni Kroos e Miroslav Klose.

A antiga União Soviética também está representada. O goleiro Lev Yashin, o lendário Aranha Negra, atuou no estádio em amistosos. Da França, o craque eterno Platini, vencedor de três Bolas de Ouro (1983, 1984 e 1985).

A Argentina é dona da maior legião de jogadores: 14 no total. Todos os grandes clubes do país vizinho jogaram no estádio - River Plate, Boca Juniors, Racing, San Lorenzo, Estudiantes e Independiente. A Seleção Argentina também atuou algumas vezes no Mineirão nas últimas décadas, inclusive na Copa do Mundo de 2014. Dentre os craques, destacam-se Messi, Riquelme, Kempes, Passarella e o ídolo cruzeirense Sorín.



















Tags: mineirão mineirão50anos 50anosdomineirão 50 anos mineirao estádio cinquentenário