Publicidade

MINEIRÃO

Time campeão da Libertadores é eleito o melhor Atlético dos 50 anos do Mineirão

Mais de 20 mil internautas participaram da votação no Superesportes

postado em 11/09/2015 09:19 / atualizado em 11/09/2015 15:11

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Casa do futebol mineiro, o Mineirão foi palco de clássicos históricos. Duelos inesquecíveis tanto para atleticanos quanto para cruzeirenses. Domingo, às 16h, o agora cinquentenário Gigante da Pampulha receberá novo confronto, com os arquirrivais em fases opostas: o Atlético briga pelo título brasileiro; o Cruzeiro, contra a zona de rebaixamento.

Em comemoração ao aniversário do Mineirão, o Superesportes e o EM lançaram duas enquetes para conhecer os melhores times de Atlético e Cruzeiro dos últimos 50 anos. A votação foi aberta na sexta-feira, dia 4, e foi fechada ontem. Ao todo, foram mais de 20 mil participantes. O Galo preferido dos internautas foi o campeão da Copa Libertadores da América de 2013, com 2 mil votos.

O atleticano teve 13 opções: o time tricampeão mineiro e vice-brasileiro de 1980, o vice-campeão brasileiro invicto de 1997, o campeão brasileiro de 1971, o campeão da Recopa e da Supercopa de 2014, o hexacampeão mineiro de 1983, o campeão mineiro e vice-brasileiro de 1999, o time que derrotou a Seleção Brasileira em 1969, o semifinalista do Brasileiro de 2001, bicampeão da Conmebol de 1997, o semifinalista do brasileiro de 1987, o tetracampeão mineiro de 1981 e o campeão da Conmebol de 1992, ademais do campeão da Libertadores de 2013.

Time campeão da Taça Brasil de 1966 é eleito o melhor Cruzeiro dos 50 anos do Mineirão


Os libertadores do Atlético

Ao longo dos 50 anos do Mineirão, o Atlético formou grandes equipes. A geração de Reinaldo, Luizinho, Palhinha e Éder, por exemplo, arrebatou fãs no Brasil pelo brilhante futebol, mas não conquistou títulos de peso. Este só viria em 2013: a Copa Libertadores da América.

Num enredo que alia drama e consagração, o Galo superou batalhas impensadas até dominar a América. A campanha alvinegra teve como alçapão o Independência até a decisão. A grande final foi disputada no Gigante da Pampulha, uma partida que os atleticanos não esquecerão. Um jogo duro, disputado, que foi decidido nas penalidades máximas.

Um dos grandes ídolos e protagonistas daquela campanha, Ronaldinho Gaúcho recorda com alegria o título da América. "Está tudo muito presente na minha cabeça, muito vivo... Uma relação incrível de vestiário, viagens, foi tudo perfeito. Estar na história como um grande vencedor, ganhar junto com meus companheiros o título mais importante de toda a sua história e conquistar a amizade de todos ali é algo que ninguém poderia imaginar. Quão grande é poder dizer 'aqui é Galo, p...!' e isso virar inspiração para a nossa torcida”, destacou.

A conquista construiu novos ídolos, como Victor, Leonardo Silva, Réver, Bernard, Jô e Pierre, além do lateral-direito Marcos Rocha, que destaca o bom ambiente na Cidade do Galo. “Aquele time de 2013 entrou para a história. Conseguimos definir um padrão de jogo, todo mundo sabia como o outro jogava. Fora de campo também todos eram amigos. O Cuca conseguiu tirar o melhor de cada jogador, a torcida abraçou o time em todos os jogos, apoiando sem parar, e o resultado foi a conquista da Libertadores. Me sinto honrado em ter participado daquele time”, frisou o lateral alvinegro.

Artilheiro da competição, Jô ainda tem na memória a grandiosidade do Mineirão lotado: "É uma coisa inexplicável. Só quem jogou ou passou por momentos incríveis no Mineirão sabe encontrar palavras pra descrever a sensação", destaca. "O que não me esqueço, e foi uma marca para mim, foi o "eu acredito!". Isso ficou guardado na memória!", acrescenta.

Caminho da taça para o Galo

1ª fase
Atlético 2 x 1 São Paulo (Independência)
Gols: Jô e Réver

Atlético 5 x 2 Arsenal (Estádio Julio Grondona - Sarandí)
Gols: Bernard (3), Diego Tardelli e Jô

Atlético 2 x 1 The Strongest (Estádio Hernando Siles - La Paz)
Gols: Diego Tardelli e Méndez (contra)

Atlético 2 x 1 The Strongest (Independência)
Gols: Jô e Ronaldinho Gaúcho

Atlético 5 x 2 Arsenal (Independência)
Ronaldinho Gaúcho (2), Diego Tardelli, Luan e Alecsandro

Atlético 0 x 2 São Paulo (Estádio do Morumbi)

Oitavas de final
Atlético 2 x 1 São Paulo (Morumbi)
Gols: Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli

Atlético 4 x 1 São Paulo (Independência)
Gols: Jô (3) e Diego Tardelli

Quartas de final
Atlético 2 x 2 Tijuana (Estádio Caliente - Tijuana)
Gols: Diego Tardelli e Luan

Atlético 1 x 1 Tijuana (Estádio Independência)
Gols: Réver

Semifinais
Atlético 0 x 2 Newell's Old Boys (Estádio Marcelo Bielsa - Rosário)

Atlético 2 x 0 Newell”s Old Boys (Independência)
Gols: Bernard e Guilherme

Finais
Atlético 0 x 2 Olimpia (Defensores del Chaco)

Atlético 2 x 0 Olimpia (Mineirão)
Gols: Jô e Leonardo Silva