Publicidade

MINEIRÃO 50 ANOS

Cinco pênaltis num só jogo

No jogo entre América e Uberlândia, em 23 de outubro de 1965, cinco pênaltis foram marcados no Mineirão

postado em 22/09/2015 15:10 / atualizado em 09/12/2015 15:28

23/10/1965. Credito: Arquivo EM. Brasil


Recentemente, o futebol brasileiro envolveu-se numa polêmica quanto à marcação de pênaltis nos lances que a bola toca a mão do jogador na área. Apesar do aumento do número de pênaltis, nenhuma partida chegou perto do que ocorreu no confronto entre América e Uberlândia, em 23 de outubro de 1965, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. “América venceu o Uberlândia: 5 x 4. Cinco penalidades máximas marcadas durante o jogo”, anunciou o Estado de Minas no dia seguinte.

A legenda da foto, que mostrava uma das cobranças, dizia: “A movimentada partida de ontem no Minas Gerais (como o Mineirão ainda era conhecido) foi pródiga em penalidades máximas, aliás bem marcadas pelo árbitro. Eduardo foi o artilheiro da peleja, fazendo quatro gols, sendo três de pênaltis”. Três marcações foram a favor do Coelho, e duas para a equipe do Triângulo. O árbitro foi Doraci Jerônimo.

Segundo o jornal, a má atuação das duas defesas foi a explicação para tantos pênaltis marcados e para o alto número de gols da partida. O América atuou grande parte do jogo com 10 jogadores, porque o atacante Samuel deixou o campo contundido aos 39min do primeiro tempo e voltou na etapa final apenas para fazer número – a única substituição então permitida já havia sido feita aos 14min, quando o zagueiro Zé Horta sentiu uma contusão no pé.

O primeiro pênalti foi marcado aos 27min, quando o América vencia por 1 a 0, gol de Mosquito. Dalmo fez a falta em Nilo, e o volante Eduardo converteu. Três minutos depois, Jorge cometeu falta em Fazendeiro na área. Pênalti para o Uberlândia, que Neiriberto aproveitou para diminuir o placar. Ainda no primeiro tempo, saiu mais um gol para cada lado: Eduardo para o Coelho e Zinho para o Uberlândia.

No segundo tempo, Cafifa cometeu pênalti em Geraldo, que Eduardo cobrou, fazendo 4 a 2 para o América. Aos 19min, a equipe do Triângulo voltou a diminuir, com Zinho. Aos 33min, Samuel sofreu pênalti de Gato, e Eduardo marcou pela quarta vez. Aos 41min, Luizinho colocou a mão na bola na área. Neiriberto bateu o pênalti para o Uberlândia e fechou o placar.

Chuva de gols

O América dividia a liderança do Estadual com o Cruzeiro, mas apenas 1.731 torcedores pagaram ingresso (os sócios do clube entravam de graça) para assistir a 19 gols naquele sábado, já que, na preliminar, pelo Campeonato de Aspirantes, o Coelho goleou o Itaú da Cidade Industrial por 6 a 4. No dia seguinte, o Mineirão recebeu seu primeiro clássico Atlético x Cruzeiro, interrompido quando a Raposa vencia por 1 a 0, após a marcação de um pênalti contestado pelos alvinegros.

Reportagem exibida no jornal ESTADO DE MINAS em 06/11/2014

23/10/1965. Credito: Arquivo EM. Brasil

Tags: penaltis mh cinco mineirão50 mnh mineirão mnh jogo especialmineirão50