2

Bronze em Tóquio, Scheffer treinou em CT da UFMG e açude no interior de MG

Atleta do Minas, nadador de 23 anos usou a estrutura do CTE da UFMG e, nos primeiros meses de pandemia, treinou em açude na cidade de Coronel Xavier Chaves

27/07/2021 16:07 / atualizado em 27/07/2021 21:50
compartilhe
Scheffer, medalhista de bronze em Tóquio, treina na UFMG desde outubro, em parceria firmada com o Minas
foto: Instagram/Reprodução

Scheffer, medalhista de bronze em Tóquio, treina na UFMG desde outubro, em parceria firmada com o Minas

 
Gaúcho nascido em Canoas, o nadador Fernando Sheffer se tornou um mineiro de coração. Medalhista de bronze nos 200 metros livre na Olimpíada de Tóquio, ele é atleta do Minas Tênis Clube e fez boa parte de sua preparação no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), da UFMG


 
A parceria entre clube e instituição de educação começou em outubro do ano passado, em meio à pandemia do coronavírus. O nadador usou as instalações como a piscina e a sala de musculação, além de trocar informações com a equipe técnica do local.

A estrutura para esportes aquáticos do Centro de Treinamento da UFMG conta com piscina olímpica com dimensões de 65m x 22,5m e 2m de profundidade, além de configuração de 50m, com oito raias para competições em raia longa. 

Fernando Scheffer conquistou o bronze nos 200m livre



O espaço pode ser adaptado para provas de natação em 50 e 25 metros, para disputas de polo aquático em 28 e 33 metros e para competições de nado sincronizado.

Com a borda móvel, a piscina também pode ser dividida em duas piscinas semiolímpicas, o que favorece a realização de treinamentos simultâneos por um grupo maior de nadadores.
 
Além de Scheffer, outros três nadadores do Minas que participam dos Jogos de Tóquio treinam na UFMG.

Beatriz Dizotti competiu nos 1.500 metros livre feminino, mas terminou em segundo lugar na segunda bateria de provas e ficou fora da final.
 
Aline Rodrigues (prova de 4x200 metros livre) e Vinicius Lanza (nos 200 metros medley masculino) vão nadar nesta quarta-feira (28/7).
 
 

Treino em cidade mineira 

 
Nos primeiros meses de isolamento, Scheffer também treinou num açude em Coronel Xavier Chaves, cidade de 3,5 mil habitantes no Campo das Vertentes.

Ele alugou um sítio na zona rural e usou o espaço natural para poder se isolar e se concentrar apenas nos treinamentos para a Olimpíada.
 

Revezamento 

 
Antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Scheffer fez parte do revezamento 4x200m livre que ganhou a medalha de ouro no Mundial de Piscina Curta, em 2018, e ainda faturou dois ouros nos Jogos Pan-Americanos de Lima'2019.

Em 2016, ele ficou a apenas 80 centímetros do índice olímpico e não assegurou vaga nos Jogos do Rio.

Compartilhe